sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Feira do Polo Naval RS é lançada no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
Lançamento ocorreu no estande da Rede Petro/RS na Rio Oil & Gás
Delegações internacionais, autoridades e convidados, participaram do lançamento oficial da 2ª Edição da Feira do Polo Naval RS no estande da Rede Petro/RS na Rio Oil & Gás, uma das maiores feiras de petróleo e gás do mundo que encerra nesta quinta-feira.
Na oportunidade foi feito o lançamento de reserva para os interessados na área de expansão que em 2013 terá um aumento de 35%. Nos primeiros dias de outubro, será feita a comercialização para os expositores que participaram da 1ª edição, ou seja, 97% dos expositores já confirmaram suas participações em 2013.
A Capaz Inspeções é uma das empresas que participou da 1ª edição do evento e que vai retornar em 2013. A empresa atua no Polo Naval do Rio Grande desde 2008 quando foi contratada pela Wtorre para realizar serviços de inspeção de solda, inspeção de pintura e inspeção de estanqueidade no dique e no Porta Batel. “Intensificamos nos últimos anos a nossa participação em feiras de nossa área de atuação, mas a feira do Polo Naval RS foi a que mais nos deu retorno, pois foi possível apresentar nosso equipamento de Ultrassom Phased Array e logo depois, fomos contratados pela Petrobras para realizar a inspeção com este equipamento nos nós da P55”, destacou o gerente administrativo financeiro, Dione de Oliveira.
A SGS esteve presente no lançamento no Rio de Janeiro. A empresa, que é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, também confirmou a sua participação na próxima edição. “Participamos da 1ª edição e já reservamos espaço para 2013”, disse o diretor Márcio Freitas. Segundo ele, eventos desse porte são fundamentais para ajudar no crescimento da região e do estado. “Na 1ª edição o público foi seletivo, as palestras e os debates de alto nível, itens que determinaram a participação da SGS na próxima edição”, destacou Freitas.
A Feira Feira do Polo Naval RS já tem data marcada, será de 12 a 15 de março de 2013 no Centro Integrado de Desenvolvimento e Estudos Costeiros (Cidec-Sul) da Furg. A projeção dos organizadores é aumentar em 50% o número de expositores e o de volume de negócios, impulsionados pelas estimativas da demanda do setor naval e de novos nichos de mercado. Para 2013, o tema proposto é Um Superporto, um superpolo: nos Caminhos do Desenvolvimento. Mais informações no site http://www.polonavalrs.com.br/
Contratos bilionários
Rio Grande tem atraído várias empresas que querem prestar serviços a Petrobras e aos estaleiros. Esse crescimento começou em 2005, com o início da construção pelo consórcio Quip (sociedade empresarial liderada pela companhia Queiroz Galvão) dos módulos da plataforma P-53. Até então, o município gaúcho era inexpressivo economicamente. A partir do sucesso da P-53, o governo federal decidiu construir um estaleiro moderno no litoral do Rio Grande do Sul.
Especialistas avaliam que o potencial do setor naval no litoral sul do Rio Grande do Sul nos próximos dez anos chegue a U$$ 300 bilhões em contratos para a produção em série de cascos, módulos, navios-sonda, barcos de apoio e variados tipos de embarcações. Um mercado que era especializado em reformas de petroleiros passou a ser também construtor, dando uma nova cara à região.
Para o vide-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega a meta é atrair empresas de estaleiros e fabricantes de módulos, desenvolver fornecedores da indústria tradicional do Rio Grande do Sul, que terão potencial de ampliação de negócios dentro da cadeia produtiva. “Nosso objetivo é inserir cerca de 200 empresas gaúchas, já instaladas no setor de óleo e gás”, destacou Nóbrega.
Fonte: Jornal Agora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação e volte sempre :-)