O Armazém 3 do Porto Velho do Rio Grande sediou hoje a 4ª Rodada de Negócios da Região Sul, promovida pelo Sebrae/RS e vários parceiros. Participaram do evento em torno de 190 fornecedores potenciais - micro e pequenas empresas de aproximadamente 25 municípios - e 16 grandes compradoras públicas e privadas, entre as quais empresas das áreas naval, de fertilizantes e de logística de Rio Grande e de outras cidades do Estado e do Rio de Janeiro. Conforme a gerente da Regional Sul do Sebrae, Rosani Boeira Ribeiro, a partir dos contatos feitos no local, a expectativa dos participantes do encontro é fechar negócios na ordem R$ 4 milhões nos próximos meses.
A rodada de negócios funciona como uma rede de contato direto, onde as grandes empresas vão conhecer os bens e serviços disponíveis pelos fornecedores e estes as demandas das compradoras. Coloca os participantes frente a frente com as oportunidades do mercado, viabilizando às empresas que têm interesses comuns a chance de se conhecerem, de formar parcerias e de aumentar as possibilidades de interação nas transações comerciais. Márcio Rodrigues Sampaio, técnico de manutenção e em atuação no setor de Infraestrutura do terminal da Transpetro, explicou que a intenção desta compradora é ampliar a sua carteira de fornecedores. E a rodada facilita o alcance desta meta porque reúne diversos fornecedores em um mesmo lugar.
O coordenador de Suprimentos da Quip S/A, empresa do Polo Naval, Angelo Bastos, destacou que é muito interessante a participação neste tipo de encontro porque se faz necessário o estreitamento das relações entre compradores e fornecedores."É uma oportunidade de conhecer as empresas, ver o que têm para oferecer, o tipo de serviço que prestam e a qualificação", relatou. Rafael Gerhardt, consultor de negócios da filial da Orpec Engenharia Indústria e Comércio Ltda em Cachoeirinha, observou que estava ali prospectando novos clientes no Sul, uma vez que a Orpec já está fixada no Paraná e há um ano e meio no Rio Grande do Sul. Conforme ele, a rodada possibilita o contato com compradoras às quais é difícil o acesso de outra forma.
Seminário
Antecedendo a Rodada de Negócios, na noite de terça-feira, no mesmo local, o Sebrae promoveu o 2º Seminário do Polo Naval. O diretor técnico do Sebrae/RS, Marco Kappel Ribeiro, falou no evento "que esse setor tem uma importância fundamental dentro da estratégia de atuação da entidade junto às Micro e Pequenas Empresas". Ribeiro destacou que "o Sebrae/RS aposta fortemente nesta área, por vislumbrar excelentes oportunidades de desenvolvimento das micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia".
O seminário foi aberto a todos os interessados e principalmente às micro e pequenas empresas da região. Um dos palestrantes foi o presidente da EBR - Estaleiro do Brasil SA, Alberto Padilha, que abordou o investimento de US$ 420 milhões que a empresa irá fazer para instalar um estaleiro em São José do Norte. Padilha destacou que o empreendimento da EBR pretende aproveitar o momento de pesadas encomendas à área naval para se candidatar a construir plataformas de exploração de petróleo.
Também foi palestrante o diretor técnico da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Luciano Andreatta da Costa, falando sobre "Centro de Excelência parra Indústria Oceânica". Na ocasião, ele salientou que "Rio Grande é uma cidade estratégica para o desenvolvimento da Região Sul, e as áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação são segmentos importantes para tornarem esse desenvolvimento permanente e não apenas um ciclo".
A diretora de operações do Badesul, Lindamir Teresinha Verbiski, e o gerente de Suprimentos do Estaleiro El Paso, do Rio de Janeiro, Fernando Quintas, foram outros palestrantes do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação e volte sempre :-)