A Sociedade Carnavalesca e Cultural Unidos da Rheingantz é a vencedora do Carnaval 2012 do Rio Grande.
A escola do bairro Cidade Nova, que no ano passado foi vice-campeã, este ano fez 79,6 pontos, assim como a Unidos do Mé, que foi hexacampeã em 2011. No desempate, conquistou o primeiro lugar do Grupo Especial por ter desfilado com maior número de componentes do que o Mé. De acordo com o regulamento, o desempate inicialmente se dá pela nota obtida pelas concorrentes no quesito bateria. Como as duas receberam 10 neste item, passa a ser considerado o número de integrantes no dia do desfile oficial. A Rheingantz se apresentou com 351 componentes, enquanto a Unidos do Mé desfilou com 335.
A apuração dos resultados ocorreu na tarde desta terça-feira, no Ginásio Farydo Salomão, na Praça Saraiva, na presença dos representantes e torcidas das concorrentes. Os jurados observaram os quesitos Comissão de Frente, Adereços e Alegorias, Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Harmonia, Fantasia, Evolução e Tema-enredo.
Na apuração, foi verificado que no quesito Fantasia não foi colocada nota para a Unidos do Mé e a divulgação dos resultados precisou ser interrompida. O problema foi resolvido em uma reunião da Liga Independente das Escolas e Entidades do Samba do Rio Grande (Lieesa) e da Comissão do Carnaval com representantes das cinco entidades carnavalescas que concorreram pelo Grupo Especial. Como a jurada não colocou a nota, mas na justificativa escreveu "uniformidade" para o Mé, a solução definida foi dar 10 em Fantasia para todas as escolas do Grupo.
Comemoração
O título de campeã foi bastante comemorado pela direção e torcida da Unidos da Rheingantz ainda no Ginásio Farydo Salomão. A presidente Gilda
"Nos tiraram o doce da boca", disse Elionara Rech, da comissão de Carnaval da vice-campeã, referindo-se ao fato de o Mé não ter conseguido alcançar o título de heptacampeão. Conforme ela, a comunidade da Unidos do Mé ficou frustrada, mas respeita o resultado. "Fomos abandonados pelo presidente, que deixou a escola por motivos particulares, e colocamos a escola na rua com raça e coragem em homenagem ao nosso ex-presidente (Luis Porciúncula, que morreu no ano passado)", observou.
Nós de Casa, Grande Rio e Capivara
Ainda do Grupo Especial, pelas notas recebidas dos jurados nos oito quesitos a Nós de Casa somou o mesmo número de pontos que a campeã e a vice: 79,6. No entanto, ficou em terceiro lugar, com 39,80 pontos, porque foi penalizada com a perda de 50% da pontuação por não ter desfilado com o número mínimo de integrantes. O presidente da Nós de Casa,
A Grande Rio ficou em quarto lugar, com 39,25, e a Capivara em quinto, com 39,15 pontos. Essas duas entidades carnavalescas fizeram pontuação melhor - 78,5 e 78,3 -, respectivamente, mas também perderam 50% como penalidade por não terem desfilado com o número mínimo de integrantes.
Grupo de Acesso
No Acesso, a campeã foi a Acadêmicos da P-1, do bairro Profilurb I, que obteve 78,9 pontos e sobe para o Grupo Especial em 2013. O presidente da P-1,
O título de vice-campeã ficou com a Unidos da Zona Oeste, com 77,5 pontos. A Unidos da Castelo Branco foi a terceira colocada, com 74,38 pontos, considerando a perda de 5% da pontuação atingida (78,3) por ter excedido o tempo máximo de desfile. A Academia Águias do Samba ficou em quarto lugar, com 37,2 pontos, e a Mocidade Independente da São Miguel, em quinto, com 35,75. Essas duas entidades carnavalescas somaram 74,4 pontos e 71,5, respectivamente, mas perderam 50% por não terem entrado no Sambódromo com o número mínimo de integrantes.
Em disputa acirrada, a Unidos da Rheingantz ficou com o título
Fonte: Jornal Agora (Carmem Ziebell)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação e volte sempre :-)