Subsecretário garante que a capital terá um sistema metroviário múltiplo.
O metrô de Belo Horizonte deu um importante passo para as futuras obras de ampliação e modernização da Linha 1 e construção das Linhas 2 e 3. A consulta pública da parceria público-privada foi encerrada e o governo vai analisar as sugestões apresentadas para lançar a licitação.
De acordo com Diogo Prosdocimi, subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG), 32 pessoas físicas e seis empresas do setor de concessões deram sugestões para o processo licitatório.
A administração do metrô, hoje de responsabilidade do governo federal, deve passar para Minas Gerais. Uma audiência com técnicos da secretaria de Obras Públicas, representantes da Metrominas e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, deve ocorrer na próxima semana para o avanço das negociações. A expectativa é de que a licitação seja lançada ao fim das conversas.
“Como é impossível pular etapas que a legislação nos coloca, o objetivo é deixar a parte institucional pronta esse ano para que ano que vem tenhamos um largo início de melhorias no metrô”.
Ao fim das obras, Belo Horizonte terá a ampliação da Linha 1, que faz o trajeto Eldorado/Vilarinho, chegando ao bairro novo Eldorado; a construção da Linha 2, ligando o Barreiro ao Calafate; e a Linha 3, subterrânea, da Savassi à Lagoinha. Prosdocimi ressalta que o projeto de administração integra as três obras.
“A futura parceria vai operar as linhas 1, 2 e 3. Apenas a construção da Linha 3, por envolver questões de engenharia, fizemos uma opção de uma obra pública tradicional para ganharmos tempo, e teríamos, já em 2014, algumas realizações. Em breve vamos ter um sistema metroviário bem complexo à disposição”, afirmou.
A ideia é que o metrô passe a transportar 1 milhão de passageiros por dia, número cinco vezes maior que atualmente. O investimento será de R$ 3,2 bilhões e a ampliação deve ficar pronta quatro anos e meio após o início das obras.
“O prazo de execução estabelecido no edital que estamos discutindo é entre um e dois anos para a ampliação e reforma da Linha 1, a construção da Linha 2 tem um prazo entre dois e três anos e a da Linha 3 de três e meio a quatro anos e meio”, concluiu Prosdocimi.
Fonte: Rádio Itatiaia
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