No total, 123 municípios foram atingidos pelas tempestades. Até o momento, oito pessoas morreram e uma segue desaparecida
Subiu para 71 o número de municípios mineiros que decretaram situação de emergência em consequência das chuvas que atingem o Estado deste outubro do ano passado. No total, 123 cidades foram atingidas pelas tempestades, afetando 2.146.838 pessoas
Previsão do tempo: Chuva em BH deve continuar nos próximos dias
Vai sair de casa? Veja como está o trânsito em Belo Horizonte
Foto: AE
Imagem aérea da cidade de Ponta Nova mostra casa com água até perto do telhado
Nesta quinta-feira, a presença de uma frente fria entre o litoral do Espírito Santo e Bahia juntamente com a umidade vinda da Amazônia mantém o tempo mais nublado e chuvoso na faixa leste de Minas Gerais. Ao longo do dia, há chance de chuva significativa com acentuado volume de precipitação, especialmente em áreas dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.
Segundo a Defesa Civil, nesta áreas ainda se deve redobrar o cuidado por causa dos alagamentos, deslizamentos de terra e elevação de nível dos rios. As temperaturas diurnas sofrem uma ligeira elevação em boa parte do Estado.
Ouro Preto: "É um desastre de proporção bíblica", diz prefeito
Estradas: Temporais prejudicam trânsito em seis rodovias em Minas Gerais
Problema com data marcada: "Eles serão menores, mas nós teremos prejuízo"
Janeiro de 2011: Enchentes e deslizamentos deixam 70 mil brasileiros sem casa
Desalojados no Rio: Chuva deixa 24,5 mil pessoas fora de suas casas
O órgão manteve em 8 o número de mortos em decorrência das chuvas que atingem os Estado desde outubro. As últimas mortes ocorreram na terça-feira e foram confirmados ontem pelo orgão. Além dos dois taxistas de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, dois homens morreram na cidade de Guidoval, na zona da mata mineira.
Segundo a Defesa Civil, pelo menos uma pessoa continua desaparecida na cidade de Santo Antônio do Rio Abaixo. Rita Vieria de Souza, de 74 anos, morava às margens do córrego dos Bambus e foi arrastada pelo rio no dia 30 de dezembro.
Conforme balanço divulgado, o total de desalojados no Estado ultrapassa o número de 9.800 e há 436 pessoas desabrigadas. Mais de 3.200 casas e 101 pontes foram danificadas. Outras 96 casas e 82 pontes foram destruídas.
Estradas
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o período de chuvas complicou a situação nas principais estradas do Estado. Ocorreram quedas de barreiras e o trânsito dos veículos foi alternado
Na BR-267, na altura do km 219, região de Arantina, o trânsito flui em meia pista, sem congestionamento. Já na região de Machado, no km 448, o trânsito foi alternado e não há índice de congestionamento. Na BR-262, em Bela Vista de Minas, ocorreu um erosão na pista, sentido Belo Horizonte, e o trânsito foi alternado.
Veja fotos das cidades atingidas pelas chuvas no Estado
Vista do Rio Arrudas, próximo ao bairro Granja de Freitas, em Belo Horizonte, no dia 19 de dezembro - Foto: AE
Como as condições climáticas estão melhores, segundo a PRF, em vários pontos estão ocorrendo obras de reparo e limpeza das vias. Na BR-040, por exemplo, após remoção de terra, duas faixas sentido Belo Horizonte e uma sentido Rio de Janeiro já foram liberadas para o tráfego, na cidade de Itabirito. Caso haja necessidade de retirada de rocha de porte da encosta, elas poderam sofrer bloqueios novamente.
Ainda em Itabirito, no km 583,4, há risco de desabamento caso a chuva volte. No momento trânsito segue nos dois sentidos em uma faixa cada. Na altura do km 632, na cidade de Lafaiete, a erosão na encosta da pista bloqueou a faixa da direita sentido Rio de Janeiro.
Fonte: Último Segundo (IG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação e volte sempre :-)