(Aula do curso EQP 2011 - Unidade de Processo)
A Unidade de Craquemento Catalítico Fluído, também conhecida como U-5000 ou U-FCC, tem como objetivo a produção de alta octanagem. A U-FCC, ao contrário das unidades de destilação atmosférica e a vácuo, nas quais ocorria uma separação física em colunas de destilação, ocorrem também reações químicas, onde a carga da unidade é o gop, proveniente da U-4000, o qual entra em contato com minúsculos grãos chamados "catalisador", à uma temperatura de cerca de 500ºc, ocorre então a quebra dos hidrocarbonetos longos, gerando uma mistura de hidrocarbonetos menores, que são a seguir separados em uma coluna de destilação.
No fundo é retirado resíduo aromático (diluente óleo combustível/ venda), no meio óleo leve (diluente óleo combustível) no topo uma mistura de gás combustível, GLP e gasolina que são enviados para a unidade concentradora de gases (U-6000) onde são separados, após sendo tratados para a retirada de compostos de enxofre nas unidades 8000 e 12000.
São partículas finamente divididas, que possuem a função de auxiliar na reação de craqueamento, aumentando sua eficiência sem interferir na reação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela participação e volte sempre :-)