O CSO Deep Blue é o maior navio do mundo atuando
Desenho do CSO Deep Blue - visto por boreste
O navio tem as seguintes dimensões: comprimento total de 206.5 M, boca moldada de 32 M, pontal de 17,8 m e calado de 7,5 a 8,95 M para operações, podendo operar com um calado de até 10 m. Seu deslocamento total é de 55.234 T, sendo 33.791 TPB. O Convés Principal do navio tem uma área livre para operações e carga de aproximadamente 7.400 m².
Deep Blue operando
O navio pode realizar o lançamento de linhas rígidas de até 5500 T de 4″ a 18″ ou linhas de 4000 T de 4″ a 26″ (J-Lay). Alternativamente, pode lançar linhas flexíveis de 5700 T de 2″ a 16″. Sua carga máxima de 11023 T pode consistir em qualquer uma das duas bobinas de linhas rígidas (5511 T), linhas flexíveis em dois carrosséis (2000 T até 1500 T), oito reels portáteis 300 T, 4000 T de linhas rígidas ou 3000 T de estruturas e equipamentos submarinos.
Um verdadeiro gigante
A embarcação é equipada com três guindastes para o apoio às operações:
- O guindaste 1, à meia nau, com uma capacidade de içar cargas de até 12 T a 15 M.
– O guindaste 2, por boreste, com capacidade para içar cargas de até 30 T a 32,75 M.
– O guindaste 3, a ré, com capacidade para içar cargas de até 400 T a 18 M.
A Technip é o Armador do navio - o maior do mundo
Máquinas:
O CSO Deep Blue tem uma potência total de 33.6 MW em 6.6kV (45.000 HP) e 1 MW em 440V de energia de emergência. Sua propulsão tem potência de 14MW (com três propulsores em uso) ou 25.6 MW (com oito propulsores em uso), que é quando o navio está operando
A embarcação é equipada com oito propulsores:
- Dois thrusters azimutais de 5.5MW (7.000 HP) tipo Kamewa UUC 7001, com passo variável, não retráteis, localizados a ré da embarcação e usados para propulsão e DP.
- Um thruster azimutal de 3 MW (4.000 HP) tipo Kamewa UL 4001, com passo variável, retrátil, localizado a ré da emvbarcação e usado para propulsão e DP.
- Três thrusters de 3 MW (4.000 HP) tipo Kamewa UL 4001, com passo variável, retrátil, localizados à vante da embarcação e usados exclusivamente para as operação de DP.
- Dois bow thrusters (tipo tunnel) de 1.3MW (1.740 HP) tipo Kamewa TT2200-BMS-PB , com passo variável, na proa, usados nas operações de DP e nas manobras da embarcação.
Os motores para geração de energia e propulsão (elétrica) são controlados por um sistema totalmente integrado da Kongsberg. Este sistema, que integra vários dados apra manter a posição do navio é o Kongsberg Simrad SDP-22 Dual (duas redundâncias). O sistema de referência fornecidos incluem três giroscópicas Robertson RGC11 , uma unidade MRU5 e duas unidades MRU2 para referência vertical, três sensores de vento DEIF879 e dois sistemas Sercel DGP.
Console de DP
Há também um sistema de hidro-acústica (HIPAP), um sistema de tensionadores KS8 Mark e um Mc Artemis lV.
A embarcação tem uma capacidade de 47706 MT de combustível, dando-lhe uma autonomiado de 50 dias (90 dias condições de espera). Ele também pode armazenar 59,9 MT de óleo hidráulico, 895MT de água doce e 1443.9MT de água industrial e 19347MT de lastro.
Console de Navegação
O CSO Deep Blue acomoda com conforto 120 pessoas, incluindo quatro camarotes individuais, para executivos e Autoridades, 18 camarotes individuais e 49 camarotes para duas pessoas.
Na sua dotação de equipamentos de salvatagem estão incçuídos quatro baleeiras tipos TEMPSC (Totally Enclosed Motor Propelled Survival Craft), para 60 homens60, localizadas a bombordo e a boreste das acomodações. Há também balsas salva vidas localizadas a bombordo e a boreste no Convés Superior, com capacidade para acomodar 100% dos tripulantes.
Helicóptero Sikorsky S-61
Seu heliponto suporta no máximo helicópteros com as dimensões do Sikorsky S61 N.
Realmente este é um gigante dos mares.
Por Rodrigo Cintra - portalmaritimo.com
Carlinhos, o nome da operação que esse navio faz é "Spooling" e aqui em Angola onde estou trabalhando hoje, uma base da Technip de quem esse navio pertence hoje, ele já esteve ancorado umas 4 vezes. Não tive a oportunidade de entrar nele, mas colegas meus entraram e tiraram fotos e filmaram. Essa base aqui fabrica pipelines PiP - Pipe in Pipe, o que significa Tubo dentro de Tubo que serão usado como "Riser" para o poço de petróleo.
ResponderExcluirUm pouco mais de informação pra complementar a tua excelente matéria.
Obrigado,
Leonardo Casagrande (Beluga)