sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Quip aplica método pioneiro em montagem de módulo da P-63

Foto: Divulgação

Metodologia foi aplicada no módulo M11 da plataforma P-63

A engenharia da Quip S.A. desenvolveu e aplicou, pela primeira vez no Brasil, uma metodologia que permite acelerar o processo de construção de módulos de plataformas de petróleo. A metodologia aplicada requer uma operação de lift (içamento) da parte superior de um módulo e encaixe sobre a parte inferior para posterior conclusão e acabamento. É a primeira operação do tipo no Brasil e está sendo aplicada no módulo M11 da plataforma P-63, que está sendo construída no canteiro da Quip em Rio Grande.

A parte que foi erguida tem 380 toneladas e exigiu uma programação especial por parte da engenharia da empresa. A operação começou às 7h de ontem e foi concluída com sucesso ao meio-dia. A parte do piso superior do módulo foi erguida já com equipamentos e colocada sobre a parte inferior do módulo e só então receberia os serviços de soldagem de acabamento. O processo visa facilitar a construção e o acabamento dos dois níveis do módulo em menor tempo, além de evitar ao máximo os serviços em altura.

O processo convencional de construção de módulos obriga que os equipamentos sejam instalados após conclusão da estrutura metálica do segundo nível. O método desenvolvido pela Quip possibilita a instalação de equipamentos e acessórios de tubulação sem interferência do piso do nível superior. “Além de ganharmos tempo por poder atuar na construção das duas partes do módulo ao mesmo tempo, ainda restringimos os trabalhos em altura que costumam ser menos produtivos”, resumiu o engenheiro da empresa, Wlaudyr Negri.

Segundo ele, a aplicação ou não dessa metodologia deve levar em consideração o volume de homem-hora de cada módulo, pois, em alguns casos, pode ser mais conveniente se utilizar o método convencional de construção.

Fonte: Jornal Agora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA