terça-feira, 1 de abril de 2014

Ambientalistas cerram fileiras contrárias aos novos aproveitamentos hidrelétricos do Rio Uruguai

Enquanto a população persegue respostas sobre o futuro e impactos da construção de hidrelétricas no noroeste do Estado, ambientalistas cerram fileiras contrárias aos novos aproveitamentos hidrelétricos do rio que com seu curso ajuda a desenhar o mapa do Estado. Embora a área alagada projetada agora seja quase um quarto do previsto nos projetos das décadas de 1970 e 1980, os reservatórios somarão cerca de 970 hectares, extensão superior ao lago da usina de Belo Monte, no Pará, que terá potência instalada cinco vezes superior ao complexo de Garabi.

Depois que o Brasil assistiu à maior cheia do Rio Madeira, posterior à construção de duas grandes hidrelétricas, os argumentos se avolumam. Em Rondônia, os responsáveis pelas usinas de Jirau e Santo Antônio trocaram acusações sobre a responsabilidade do problema. Aqui, uma das organizações da trincheira ambientalista é movimento Rio Uruguai Vivo, criado em 2006 por estudantes de biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

— Essas barragens mudam completamente a característica do Uruguai. De um rio de corredeiras, passará a ter águas paradas. Os dourados, por exemplo, precisam de um corredor de 80 a 100 quilômetros sem barreiras para a migração da reprodução — sustenta o biólogo Ismael Brack, para quem o potencial hidrelétrico do principal rio gaúcho já esgotou.

A apreensão é compartilhada pelo pescador Bruno Borges Pacheco, 29 anos. Com o ofício herdado do pai e do avô, Pacheco nota que, a cada ano, está mais difícil capturar peixes em Garruchos.

— Só conseguimos pescar segunda e terça. O pessoal das barragens (outras já construídas no rio, como Itá) libera a água na quarta, e o rio começa a encher na quinta. Vem uma água branca, que nem parece ser do rio. O peixe some — conta Pacheco.

Para Brack, não vale o argumento de que o Brasil precisa construir hidrelétricas para garantir energia mais limpa em comparação com usinas de carvão e óleo. O país poderia resolver parte do problema, avalia o biólogo, se trocasse as turbinas de hidrelétricas antigas por equipamentos mais modernos, o que poderia elevar em 15% a geração.

Outra preocupação é o Salto do Yucumã — maior queda d'água longitudinal do mundo e uma das sete maravilhas do Estado. A Eletrobrás garante a preservação do salto e do Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas. Havia o temor de que pelo menos 10% da área do parque seria alagada pelo reservatório da Panambi. No local, refúgio da onça-pintada, sucumbiriam 2 milhões de árvores.

O diretor de geração da Eletrobrás, Valter Cardeal, nega qualquer dano ambiental à área e diz que somente haverá possibilidade de inundação no Turvo em períodos de cheia.

Participação argentina gera dúvidas

Um ponto de interrogação para os empreendimentos é se a Argentina, em permanente crise, terá capacidade para honrar sua parte na construção de Garabi e Panambi. A Eletrobrás sustenta que, como as usinas serão dadas em garantia aos bancos financiadores do projeto, não haveria risco de a Argentina não ter acesso a recursos.

Uma das etapas mais delicadas do cronograma foi vencida em fevereiro, quando o Ibama aprovou o termo de referência que vai nortear o trabalho de resgate da fauna. O levantamento deve começar em abril.

Desde maio do ano passado, um consórcio formado por quatro empresas argentinas e duas brasileiras, entre as quais a Engevix, que atua no polo naval de Rio Grande, acelera o trabalho. Tem até fevereiro de 2015 para concluir os estudos técnico e de impacto ambiental. Mas tanto a Eletrobrás quanto a estatal argentina Ebisa esperam ter o relatório finalizado ainda em 2014. Assim, licitação e início da obra teriam chance de ser antecipadas de 2016 para 2015.

 

Fonte: Zero Hora (Caio Cigana)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA