sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Ecovix perderá sonda da Sete Brasil

Reportagem da Revista Brasil & Energia revela que um novo corte na carteira da Sete Brasil deve atingir em cheio a Ecovix, que deve ter sua demanda de sondas reduzida de duas para uma unidade. Originalmente, o estaleiro, que assim como a empresa de sondas enfrenta sérios problemas financeiros, assinou contrato para construir três navios-sonda.A baixa de uma sonda foi determinada pela Petrobras e vinha sendo mantida em sigilo tanto pela petroleira, quanto pela Sete Brasil. De acordo com o plano em curso, outras 13 unidades da carteira da Sete Brasil serão construídas pelo Jurong, que fará sete navios-sonda, e o Brasfels, com seis semissubmersíveis. Os contratos dos dois estaleiros não foram alterados.
Com isso, se sobreviver à crise financeira que enfrentada desde o ano passado, a carteira da Sete Brasil terá apenas 14 unidades de perfuração e não as 15 divulgadas após corte do volume contratual inicial de 28 equipamentos . O consórcio Kawasaki- Odebrecht construirá outras quatro unidades no Estaleiro Enseada.
Não bastasse o atraso na construção das sondas e o fato de parte das obras terem sido remanejadas para o exterior, o futuro da Sete Brasil é ameaçado também pela relação custo benefício do negócio para a Petrobras. Diante da atual situação financeira da petroleira e da queda nos preços dos serviços praticados no setor, o afretamento dessas unidades perde o sentido econômico.
O custo de construção de cada uma das sondas da Sete Brasil irá girar em cerca de US$ 1 bilhão, bem acima do valor médio do mercado. Há até pouco tempo, esse custo oscilava no patamar de US$ 700 milhões a US$ 800 milhões, sendo que hoje é possível adquirir no mercado uma boa sonda de sexta geração usada por cerca de US$ 300 milhões. Diante do expressivo número de sondas em construção por ficarem prontas sem contratos, executivos do setor acreditam que será possível arrematar um equipamento novo pelo preço de US$ 350 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA