domingo, 13 de janeiro de 2013

BH dá passo importante para modernização e ampliação do metrô

Subsecretário garante que a capital terá um sistema metroviário múltiplo.

O metrô de Belo Horizonte deu um importante passo para as futuras obras de ampliação e modernização da Linha 1 e construção das Linhas 2 e 3. A consulta pública da parceria público-privada foi encerrada e o governo vai analisar as sugestões apresentadas para lançar a licitação.

De acordo com Diogo Prosdocimi, subsecretário de Regulação de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG), 32 pessoas físicas e seis empresas do setor de concessões deram sugestões para o processo licitatório.

A administração do metrô, hoje de responsabilidade do governo federal, deve passar para Minas Gerais. Uma audiência com técnicos da secretaria de Obras Públicas, representantes da Metrominas e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, deve ocorrer na próxima semana para o avanço das negociações. A expectativa é de que a licitação seja lançada ao fim das conversas.

“Como é impossível pular etapas que a legislação nos coloca, o objetivo é deixar a parte institucional pronta esse ano para que ano que vem tenhamos um largo início de melhorias no metrô”.

Ao fim das obras, Belo Horizonte terá a ampliação da Linha 1, que faz o trajeto Eldorado/Vilarinho, chegando ao bairro novo Eldorado; a construção da Linha 2, ligando o Barreiro ao Calafate; e a Linha 3, subterrânea, da Savassi à Lagoinha. Prosdocimi ressalta que o projeto de administração integra as três obras.

“A futura parceria vai operar as linhas 1, 2 e 3. Apenas a construção da Linha 3, por envolver questões de engenharia, fizemos uma opção de uma obra pública tradicional para ganharmos tempo, e teríamos, já em 2014, algumas realizações. Em breve vamos ter um sistema metroviário bem complexo à disposição”, afirmou.

A ideia é que o metrô passe a transportar 1 milhão de passageiros por dia, número cinco vezes maior que atualmente. O investimento será de R$ 3,2 bilhões e a ampliação deve ficar pronta quatro anos e meio após o início das obras.

“O prazo de execução estabelecido no edital que estamos discutindo é entre um e dois anos para a ampliação e reforma da Linha 1, a construção da Linha 2 tem um prazo entre dois e três anos e a da Linha 3 de três e meio a quatro anos e meio”, concluiu Prosdocimi.

Fonte: Rádio Itatiaia


De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA