sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Guerra entre Cruzeiro e TJD/MG

Procuradoria quer aumentar perda de pontos de três para seis; clube teme pela continuidade do Mineiro


O imbróglio entre o Cruzeiro e a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD/MG) parece longe de um final. Após a punição com a perda de três pontos em primeira instância, o clube foi “impedido” de entrar com recurso por causa do embargo de declaração da Procuradoria, que pede punição mais rígida, com base em legislação anterior. O caso pode, inclusive, atrapalhar o andamento do Campeonato Mineiro de 2010.

O problema acontece por causa da mudança do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). No antigo, a punição para escalação irregular (artigo 214) era o dobro de pontos em disputa na partida (seis), enquanto o novo CBJD prevê apenas a perda dos pontos do jogo em questão (três).

O procurador-geral do TJD/MG, Antonio Augusto Mesquita Fonte Boa, explica a situação, mas não prevê morosidade no caso. “Entendemos que a punição deveria ser de seis pontos, e não três. Se o embargo não for acolhido podemos entrar com o recurso também”, declarou ao site Justicadesportiva.com.br.

A relatora do processo, Clênia Gosling, analisou o embargo da Procuradoria e o colocou para votação da Primeira Comissão Disciplinar do TJD/MG, a mesma que julgou o caso e puniu o Cruzeiro por maioria de votos. De acordo com a secretaria do tribunal mineiro, a próxima reunião da Comissão será apenas no dia 23 de fevereiro e só depois o clube poderá entrar, efetivamente, com recurso. E uma nova decisão, desta vez do recurso, só aconteceria no Pleno do TJD/MG, no dia 2 de março, quando faltarão quatro rodadas para o término da primeira fase do Campeonato Mineiro.

Os prazos do TJD/MG são a preocupação do Cruzeiro. O advogado da Raposa, Gilvan Tavares, por sua vez, teme que o caso atrapalhe o desenrolar da competição. “Do jeito que a coisa vai, o campeonato pode ser paralisado”, disse ao site Justicadesportiva.com.br, para em seguida ponderar a diferença entre os códigos. “O novo CBJD foi criado justamente para abrandar as punições”.

Entenda o caso:

O Cruzeiro foi punido por maioria de votos pela Primeira Comissão Disciplinar do TJD/MG, na denúncia de escalação irregular do atacante Wellington Paulista. De acordo com a Procuradoria do TJD/MG, o clube descumpriu o regulamento ao escalar o jogador, expulso na última partida da competição em 2009.

A denúncia aconteceu porque Wellington Paulista foi expulso na última partida do time na edição passada do Mineiro, no empate por 1 a 1 com o rival Atlético/MG, na final da competição, e deveria cumprir a automática na primeira partida de 2010. Porém, o atacante entrou no decorrer do segundo tempo da goleada por 6 a 0 sobre o Uberlândia. O Cruzeiro informou que a pena do jogador foi convertida em ação social pelo próprio TJD/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA