terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Casco da P-55 atraca no Estaleiro Rio Grande (RS)

O casco da P-55, que será a maior plataforma semissubmersível a ser construída no Brasil, atracou no cais sul do Estaleiro Rio Grande (ERG1), onde está localizado o primeiro dique seco de grande porte do País, às 14h de ontem (16/01/12). A operação de ingresso da estrutura, vinda de Pernambuco, no porto rio-grandino se iniciou às 6h25min desta segunda, quando ela estava a aproximadamente 11 quilômetros da entrada do porto. Conduzido por seis rebocadores - dois oceânicos e quatro portuários, a uma velocidade de dois nós, o casco cruzou os Molhes da Barra às 10h e às 13h20min chegou em frente ao ERG1, em seguida posicionando-se para atracação.

A estrutura ficará ancorada no cais sul do ERG1 por um período de 30 a 40 dias, durante o qual passará por processo de liberação alfandegária e preparação para o "mating" (união do deckbox com o casco). Na última semana de fevereiro, deve entrar no dique seco para o encontro com o deckbox (convés), que está sendo construído pela Quip dentro do dique e que estará com dois dos oito módulos da plataforma.

Para essa operação, o convés, cujo peso é de 17 mil toneladas, será içado a uma altura de 54 metros, com o uso de 12 macacos hidráulicos em ação simultânea, e o dique seco será inundado para entrada do casco embaixo do convés. Construído no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, o casco dessa plataforma tem 94 metros de comprimento, 94 de largura e 44 de altura, e peso de 25 mil toneladas.

O "mating" deverá durar de dois a três dias e envolverá em torno de 80 trabalhadores. Conforme a Petrobras, essa ação é considerada o marco mais desafiador do processo construtivo, exigindo planejamento minucioso e extenso processo de avaliação de riscos. Feita essa operação, será retirada toda a água do dique seco para fixação das estruturas e colocação dos demais módulos na plataforma. Em junho, a P-55 deverá ser removida para o cais, onde será completado o processo de integração. A previsão é que essa plataforma fique pronta em dezembro de 2012.

O diretor-geral da Quip S/A, Miguelangelo Thomé, parabenizou a Petrobras e os demais envolvidos pelo sucesso nos processos de transporte e atracação do casco da P-55 em Rio Grande. Observou que, a partir de agora, os desafios da Quip são ainda maiores. "Essa é a primeira plataforma semissubmersível do RS e pela primeira vez o dique seco do Rio Grande será utilizado em uma gigantesca operação de mating, inédita no País e recordista mundial em elevação de peso em altura, na indústria naval. A Quip encara mais esse desafio pioneiro, trazendo mais desenvolvimento e conquistas para a engenharia nacional, o Estado do RS e para o País", ressaltou.

O superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, disse que a chegada do casco da P-55 representa a consolidação do processo da construção naval brasileira, em que Rio Grande é um dos principais protagonistas. "A entrada da P-55 traz esperança e renda para toda a região. É o acerto da política pública do governo federal”, destacou.

A plataforma

A P-55 é uma unidade do tipo semissubmersível. Será a maior deste tipo construída no Brasil. Atuará no Campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos, onde ficará ancorada em profundidade de 1.800 metros e terá, no total, 18 poços a ela ligados. É destinada à produção de 180 mil barris de óleo por dia e, junto com o petróleo, deverá produzir 4,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Em sua construção, serão investidos de 1,5 a 2 bilhões de dólares.

O casco da P-55 é o terceiro recebido em Rio Grande. O primeiro foi o da P-53, em setembro de 2007, e o segundo foi o da P-58, que chegou ao Município em outubro do ano passado.

Fonte: Jornal Agora - Carmem Ziebell (carmem@jornalagora.com.br)

Casco da P-55 foi atracado no cais sul da ERG1

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA