sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Previsão de chegada do casco da plataforma P-55 em Rio Grande


Casco da P-55 deve chegar dia 15 em Rio Grande

Foto: Deyver Dias/JA
Casco da P-55 deve chegar dia 15 em Rio Grande
Dique seco será inundado e o casco entrará com a abertura do porta-batel
Está programada para o próximo dia 15 a chegada do casco da plataforma P-55 em Rio Grande. Ele saiu dia 22 de dezembro de Suape, Pernambuco, conduzido por dois rebocadores oceânicos. Ontem encontrava-se navegando em frente ao estado do Rio de Janeiro. Conforme o gerente de Implementação de Empreendimentos para a P-55, Edmilson Soares de Medeiros, no mesmo dia em que ele chegar deve ser feita a manobra de entrada no porto rio-grandino, na qual serão utilizados quatro rebocadores. Será uma manobra simples. O trajeto desde a ponta dos Molhes da Barra até o Estaleiro Rio Grande (ERG1), onde está localizado o primeiro dique seco de grande porte do País, deverá ser vencido em menos de meia hora, prevê.
Ao chegar no ERG1, o casco será ancorado no cais sul do dique seco, onde passará por processo de liberação alfandegária e posterior preparação para o "mating" (união do deckbox com o casco). Estes trabalhos deverão se estender por um período de 30 a 40 dias. A previsão é de que na última semana de fevereiro o casco entre no dique seco para ser unido ao deckbox (convés), que estará com dois dos oito módulos da plataforma. Para essa operação, inicialmente o convés, que está em construção dentro do dique, será levantado 17 metros. O içamento será realizado com o uso de 12 macacos hidráulicos, em ação simultânea.
Feito isso, o dique será inundado. O porta-batel (comporta) será aberto e o casco será manobrado e colocado dentro da estrutura inundada. O porta-batel retornará à sua posição e o nível de água no dique será diminuído. Após, o deckbox será içado à altura de 54 metros, o casco entrará embaixo dele, a água será mais uma vez reduzida e o convés será baixado sobre ele. Em torno de 80 trabalhadores serão mobilizados no mating, que deverá durar de dois a três dias.
Conforme a Petrobras, essa ação é considerada o marco mais desafiador do processo construtivo, exigindo planejamento minucioso e extenso processo de avaliação de riscos. Feita essa operação, será retirada toda a água do dique para fixação das estruturas e colocação dos demais módulos na plataforma. Em junho, a P-55 deverá ser removida para o cais, onde será completado o processo de integração. A previsão é que essa plataforma fique pronta em dezembro de 2012.
A P-55 é uma unidade do tipo semissubmersível. Será a maior deste tipo construída no Brasil. Atuará no Campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos. A estrutura ficará ancorada em profundidade de 1.800 metros e terá, no total, 18 poços a ela ligados, sendo 11 produtores e sete injetores de água. É destinada à produção de 180 mil barris de óleo por dia e, junto com o petróleo, deverá produzir 4,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Em sua construção, serão investidos de 1,5 a 2 bilhões de dólares.

Mão de obra
Atualmente, as atividades em execução no ERG1, que consistem na construção da P-55 e do casco da P-66 - o primeiro da série de cascos para o Pré-sal que será feita no local pela Engevix -, estão envolvendo três mil trabalhadores. Em 2013, a previsão é que os projetos do Polo Naval do Rio Grande (P-58, P-63 e cascos do Pré-sal), em diferentes locais, absorvam 10 mil trabalhadores.
Fonte: Carmem Ziebell (Jornal Agora)

Um comentário:

  1. Gostei de seu blog achei bem interressante e me chamou a atenção pois trabalho na Quip TBM e é sempre bom vermos a importancia de nosso trabalho!! Abraço Valeu!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA