quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DENÚNCIA PETROBRAS INSPETORES QUALIFICADOS (REPASSANDO............. )

Olá nobres amigos e estou fazendo minha parte, pelo menos divulgando esta informação, pois já passei por algumas da situações descritas no texto abaixo, e pra falar a verdade a maioria de nós "Inspetores" um dia já passou no minimo por uma destas situações infelizmente.
 
E caros amigos o mercado muita da vezes é ingrato e tenho visto e escutado cada história neste "Trecho" que são de arrepiar!!!
 
Pois bem cada um sabe onde o calo aperta não é mesmo! No entanto existem as histórias de canetas e (ou) palm's de ouro; empresas que contratam apenas um Inspetor e um caminhão de auxiliares (ajudantes) para fazerem os trabalhos dos inspetores devidamente treinados e qualificados, varias e varias empresas que combinam um milhão de beneficios, no entanto depois que o Inspetor começa a trabalhar ai vem aquele papinho que não foi bem isso o combinado ou simplesmente deixa de pagar algo já acordado; agora nobres amigos quanto aos pagamentos por "fora" nem vou falar nada, pois neste quesito a maioria dos Inspetores preferem continuar ganhando assim e sabemos muito bem o motivo, pois infelizmente no Brasil a carga tributaria realmente judia da galera rsrsrs...
 
Pois é caros amigos e se formos falar o que acontece de verdade no mundo da "Inspeção" temos assunto pra mais de metro!!!
 
Caríssimos amigos Inspetores e galera em geral do trecho sei que a maioria já deve ter recebido esta mensagem ou pelo menos ter escutado falar do assunto e sendo assim aos que já receberam simplesmente ignorem e aos demais que sirva de conhecimento e alerta, principalmente aos mais novos Inspetores que estão entrando no "Mundo da Inspeção".
 
Um grande abraço e fiquem com a paz de Deus meus nobres amigos e ao final desta mensagem estarei deixando uma mensagem especial a todos que rodam por este mundo a fora e fazendo a maquina funcionar!!! (Eu Sou Du Trecho... )

Sds,

Carlinhos Mineiro
Controle da Qualidade
http://carlinhosmg.blogspot.com;
"O homem que sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto da perfeição." (Goethe)
 

 REPASSANDO.............
   
Para conhecimento
Para:     Ouvidoria Petrobras
C/C:       Sequi – Petrobras; FBTS; Abendi; Sindicato Construção Cívil; Inspetores Qualificados
DENÚNCIA PELA MORAL, ÉTICA E RESPEITO PROFISSIONAL
Venho denunciar e solicitar a quem de direito investigar os ocorridos dentro das dependências da Petrobras, e, restabelecerem a ética, a ordem, a justiça, a moral e o respeito profissional.
Estas denúncias são contra os absurdos e o total desrespeito com a classe profissional dos Inspetores Qualificados, em todos os segmentos: Solda, Ultra som, Dutos, LP/PM, Dimensional, Pintura, entre outros. Está ocorrendo no Sistema Petrobras como aqui na Revap, na Engenharia, Recife, Manaus, Coari, Caçapava, Taubaté, Caraguatatuba, entre outros lugares. Virou um desrespeito e um hábito a nível nacional. Indo de encontro com as Leis que regem o país e os Princípios Éticos do Sistema Petrobras (http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/estrategia-corporativa/downloads/pdf/codigo-de-etica-sistema-petrobras.pdf). Código de Ética Petrobras, este com acesso ao público em geral.
Há algum tempo venho observando as reclamações destes companheiros e buscando as informações de veracidade das mesmas. E como profissional e solidário a estes profissionais que estão sendo prejudicados, não poderia deixar de denunciar e relatar tamanho desrespeito.
Após conversar com diversos companheiros em diversos locais, foi observado que a grande maioria dos Inspetores Qualificados estão sendo lesados em seus direitos trabalhistas em prol de enriquecimento ilícito de algumas empresas de contratação e subcontratação e dos seus proprietários. Enriquecimento este conquistado através de sonegações, descumprimento da CLT e dos acordos sindicais. Direitos garantidos por lei.
Abaixo o relato de algumas irregularidades que até o momento foram apuradas:
1) Grandes empresas, construtoras, prestadoras de serviços a Petrobras, vem subcontratando e terceirizando os seus Inspetores para empresas como a QSE Gerenciamento de Obras; Geraltec Inspeções; FT Inspeções e Victoria Qualidade. Que por sua vez criaram suas próprias leis e regras para a contratação destes profissionais. Em resumo, não cumprem os direitos trabalhistas e acordos sindicais, efetuam o pagamento dos salários em média 80% por fora.  Não pagam os adicionais devidos, e quando pagam não efetuam na sua integralidade como: percentuais de Horas Extras; adicionais de Periculosidade e Noturno; Descanso Semanal Remunerado; Aviso Prévio, 13º Salário, Férias e proporcionais, entre outros. O convênio médico e odontológico não é extensivo aos dependentes. Não efetuam o pagamento total dos salários no 5º dia útil, geralmente nos dias 10, 12, 15 do mês. Creditam no mesmo dia, porém em vários depósitos para tentarem se desvincular. Não fornecem holeirith's. Contratam com salários diferenciados na mesma função, porém no mesmo contrato e obra. Assinam as carteiras de trabalho com salários muito baixos somente para justificarem que estão "corretos" perante a lei e aos contratos. No término do "vínculo" efetuam a Rescisão Contratual somente em cima do baixo salário registrado em carteira. E em alguma destas empresas sequer efetuam o pagamento final da Rescisão. Ou melhor, fazem o processo rescisório em cima do baixo salário que este registrado na carteira; colhem as devidas assinaturas para quitação final; emitem o cheque para pagamento do acerto; colhem assinatura de endosso e retém o mesmo; liberando somente as guias para saque do mínimo FGTS que foi recolhido. Algumas delas não têm sequer um escritório para desenvolvimento de suas atividades. Recolhendo documentos para admissão e demissão em locais públicos, praças, supermercados, shoppings, e levando inclusive o livro de registro de empregados para colher assinaturas. Demonstrando total desrespeito a seus profissionais;
2) A FT Inspeções tem como proprietário o Sr. Fabiano Torres (Inspetor Qualificado), filho do Sr. Marcelino Torres (Petroleiro aposentado, ex integrante do Sequi-Petrobras e fiscal contratado em atividade), atuando e fiscalizando obras onde há subcontratação de Inspetores Qualificados pela empresa de seu filho em condições ilegais e desonestas;
3) A QSE Gerenciamento de Obras tem como proprietário o Sr. Ronicarlos Pereira (Inspetor Qualificado), que teve como "mérito" a publicação na Revista Exame PME, edição Agosto 2010, dentre as empresas que mais cresceram nos últimos 3 anos, 36º no Ranking. Isto a custa da maioria dos seus contratos terem sido efetivados com obras da Petrobras para fornecimento de Inspetores;
4) Os Srs. Marcelino Torres, Francisco Ramilson, Paulo Bernardo Amorim, dentre outros, ministram cursos para qualificação de Inspetores. O Sr. Marcelino Torres inclusive ministrou cursos para inspetores no canteiro de obras da contratada em Caçapava, sob sua fiscalização direta. No entanto os mesmos são fiscais em atividade no Sistema Petrobras, criaram os seus redutos em Barbacena-MG e Resende-RJ, aonde sem critérios de seleção para os cursos, inscrevem candidatos que sequer tiveram contato com obras Petrobras. Exigência mínima e normativa para a solicitação de provas. Para obterem um número maior de inscritos, utilizam das suas posições na fiscalização e oferecem algumas vantagens como: facilidade na obtenção do CREA (através de cursos à distância); 1º emprego após a qualificação para entrar no mercado de trabalho e até declaração de comprovação de experiência profissional para solicitação de provas.
Demonstrando com isto somente o interesse pessoal e a obtenção do dinheiro fácil, deixando à margem a qualidade, a responsabilidade e a transparência com o processo legal para qualificação, denegrindo a imagem da Petrobras.
Estas empresas, na sua maioria, têm com proprietários profissionais qualificados, fiscais ativos e inativos. Contribuindo para a banalização, desmoralização e desrespeito profissional. Indo de encontro, em toda a sua extensão, contra os Princípios Éticos do Sistema Petrobras:
Item 1: "O respeito à vida e a todos os seres humanos, a
integridade, a verdade, a honestidade, a justiça, a eqüidade, a lealdade Institucional, a responsabilidade, o zelo, o mérito, a transparência, a legalidade, a impessoalidade, a coerência entre o discurso e a prática são os princípios éticos que norteiam as ações do Sistema Petrobras."
E contra os Compromissos de Conduta do Sistema Petrobras:
Item 4.1: "Disponibilizar para os empregados de empresas prestadoras de serviços e para os estagiários do Sistema Petrobras, quando em atividade em suas instalações, as mesmas condições saudáveis e seguras no trabalho oferecidas aos seus empregados, reservando-se o direito de gestão do conhecimento e de segurança da informação do Sistema."
Devo salientar que a maioria destes profissionais, Inspetores Qualificados, não concorda com esta situação de ilegalidade na contratação. Mas como estes profissionais estão banalizados e desrespeitados, acabam aceitando estas imposições para não ficarem fora do mercado de trabalho.
Sabemos da importância dos Inspetores Qualificados no processo e de ser uma exigência contratual  da Petrobras para a contratação deste profissionais  para avaliar, atestar e relatar o cumprimento das suas normas e procedimentos.
Mas, porque subcontratar? Por qual motivo? Em benefício de que e de quem? Por que não é tomada nenhuma atitude por parte da fiscalização Petrobras? Omissão, Conivência ou Conveniência? E os órgãos certificadores como a FBTS e a Abendi, porque são inoperantes?
Continuarei averiguando outras irregularidades. E, quando a procedência e a veracidade tiverem seus fundamentos confirmados, irei denunciar. Por enquanto de forma anônima, por temer represálias. Pois continuo nos sistema e não tenho idéia da extensão e os envolvidos nestas irregularidades.
Solicito que repassem este e-mail para todos os interessados, divulguem, denunciem.
A Petrobras é muito maior do que estes poucos que querem usufruir de benefícios ilegais e ilicitos, e, com certeza não é conivente com este tipo de irregularidades. Basta lembrarmos-nos da denúncia feita no ano passado sobre as provas para qualificação em Resende-RJ e outras cidades, e, a facilidade para obtenção do CREA. A Petrobras cancelou provas fora do Sequi – São José dos Campos e revisou a Norma.
Confio plenamente no Sistema Petrobras e na sua integridade. Tenho a convicção e certeza da investigação e na apuração dos fatos e nas devidas providências para a normalidade, respeito e cumprimento destas irregularidades.
Até breve.
 

______________________________________________________

 

Eu Sou Du Trecho...

Ser do trecho é arrumar as malas sem saber o que vem pela frente com
uma única certeza: eu tenho que me acostumar!!!

É estar longe da família e dos amigos de confiança e conviver com
pessoas que, geralmente, nunca viu e tentar fazer delas seus novos
amigos, pois é com eles que estará convivendo dali pra frente.

É não ter todos os dias o abraço da mãe, do pai, dos irmãos, do marido
ou da esposa; e gastar um dinherão de telefone para poder apenas ouvira voz deles.

É ter a alegria de reencontrar um amigo de trecho que não via há anos,
se emocionar e constatar que "o mundo é grande, mas o trecho é pequeno".

É acordar bem cedo para ir pro trampo e não saber que horas vai
voltar; mas se sai mais tarde fica feliz de anotar mais uma hora extra no seu caderninho.

Ser do trecho é cochilar depois do rango no serviço em qualquer lugar... rsss

Ser do trecho é falar mal do gato (firma) quando o dinheiro não cai no
dia certo e sair espalhando que não caiu!!!!

Ser do trecho é sair espalhando que a grana caiu e já aproveitar pra
chamar a turma para comer água mais tarde (se tiver baiano então...rs)

É fazer, geralmente, trabalho desgastante e de responsabilidade,
correr riscos, e estar sempre com o sorriso no rosto.

Ser do trecho é ficar louco para ir para casa ver a família, sempre
está ligado em promoções de passagens aéreas pra poder visitar a família.

É sempre passar um tempão tentando explicar pq leva essa vida e
ninguém nunca entende, mas não precisa ficar muitos dias, porque não
consegue mais ficar longe do trecho... é querer logo viajar de novo.

ÉÉÉÉ

É ter tudo cabendo em uma mala bem grande, e deixar o resto pra trás
nas repúblicas por onde passa...

Ser do trecho é ser amigo, ser divertido, ser carente, ser batalhador.
É sempre saber jogar dominó, baralho, sinuca ou tótó...rsss

É não ter feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga e
sempre está pronto pra trabalhar fim de semana.

É ter a sanidade mental posta em cheque antes dos 5 meses de trabalho
no GATO (empresa).

É ter vontade de desistir, Puxa... tem horas que dá vontade de largar
tudo e ir embora... tem horas q bate um desespero... em pensar na
turma, na namorada longe, na família...

É não se apegar ao teu lar, pois ter que se apegar a um lugar fixo
deixará tua alma IRRIQUIETA E ANSIOSA PELO AMANHÃ...

É fazer muita amizade, conhecer lugares diferentes, culturas
diferentes, a gente conhece o nosso País.

Ser do trecho é uma questão de estilo: ou vc tem ou vc não tem... hehehehehe...

Se fosse pra ter um adesivo no carro, o mesmo seria: "Orgulho de ser do trecho"

Só quem vive sabe como somos e como estamos...

SOMOS GUERREIROS E PENSAMOS EM UM FUTURO MELHOR PARA NOSSOS FILHOS...

Tem gente que diz que a gente é bicho burro, mas eu digo:

A gente é gente BOA!!!!!

E eu adoro ser do trechooo!!! hehehe!!!
 
 
Carlinhos Mineiro
Controle da Qualidade
http://carlinhosmg.blogspot.com;

Um comentário:

  1. Carlinhos, pela denuncia feita, realmente, quem trabalha direito não consegue boas oportunidades e fica a merce de qualquer salário. Espero que mudem esse quadro.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA