sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Unidos da Rheingantz é a campeã do Carnaval de Rio Grande - RS

A Sociedade Carnavalesca e Cultural Unidos da Rheingantz é a vencedora do Carnaval 2012 do Rio Grande.

A escola do bairro Cidade Nova, que no ano passado foi vice-campeã, este ano fez 79,6 pontos, assim como a Unidos do Mé, que foi hexacampeã em 2011. No desempate, conquistou o primeiro lugar do Grupo Especial por ter desfilado com maior número de componentes do que o Mé. De acordo com o regulamento, o desempate inicialmente se dá pela nota obtida pelas concorrentes no quesito bateria. Como as duas receberam 10 neste item, passa a ser considerado o número de integrantes no dia do desfile oficial. A Rheingantz se apresentou com 351 componentes, enquanto a Unidos do Mé desfilou com 335.

A apuração dos resultados ocorreu na tarde desta terça-feira, no Ginásio Farydo Salomão, na Praça Saraiva, na presença dos representantes e torcidas das concorrentes. Os jurados observaram os quesitos Comissão de Frente, Adereços e Alegorias, Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Harmonia, Fantasia, Evolução e Tema-enredo.

Na apuração, foi verificado que no quesito Fantasia não foi colocada nota para a Unidos do Mé e a divulgação dos resultados precisou ser interrompida. O problema foi resolvido em uma reunião da Liga Independente das Escolas e Entidades do Samba do Rio Grande (Lieesa) e da Comissão do Carnaval com representantes das cinco entidades carnavalescas que concorreram pelo Grupo Especial. Como a jurada não colocou a nota, mas na justificativa escreveu "uniformidade" para o Mé, a solução definida foi dar 10 em Fantasia para todas as escolas do Grupo.

 

Comemoração

O título de campeã foi bastante comemorado pela direção e torcida da Unidos da Rheingantz ainda no Ginásio Farydo Salomão. A presidente Gilda Maria Oliveira Sant'Anna, emocionada, atribuiu a conquista à persistência e ao trabalho realizado de março de 2011 até fevereiro deste ano pela comunidade da Rheingantz para colocar a escola na rua. "Essa vitória é desse povo que confia no nosso trabalho", ressaltou. Sobre a solução encontrada para resolver o problema da ausência da nota da Unidos do Mé no quesito Fantasia, disse ter sido justa devido à justificativa.

"Nos tiraram o doce da boca", disse Elionara Rech, da comissão de Carnaval da vice-campeã, referindo-se ao fato de o Mé não ter conseguido alcançar o título de heptacampeão. Conforme ela, a comunidade da Unidos do Mé ficou frustrada, mas respeita o resultado. "Fomos abandonados pelo presidente, que deixou a escola por motivos particulares, e colocamos a escola na rua com raça e coragem em homenagem ao nosso ex-presidente (Luis Porciúncula, que morreu no ano passado)", observou.

 

Nós de Casa, Grande Rio e Capivara

Ainda do Grupo Especial, pelas notas recebidas dos jurados nos oito quesitos a Nós de Casa somou o mesmo número de pontos que a campeã e a vice: 79,6. No entanto, ficou em terceiro lugar, com 39,80 pontos, porque foi penalizada com a perda de 50% da pontuação por não ter desfilado com o número mínimo de integrantes. O presidente da Nós de Casa, Paulo Oliveira, destacou o desempenho da escola que "fez um desfile perfeito", apesar de não contar com estrutura, pois não tem sede própria. "Ensaiamos na rua e confeccionamos todas as nossas fantasias e alegorias dentro da comunidade", ressaltou.

A Grande Rio ficou em quarto lugar, com 39,25, e a Capivara em quinto, com 39,15 pontos. Essas duas entidades carnavalescas fizeram pontuação melhor - 78,5 e 78,3 -, respectivamente, mas também perderam 50% como penalidade por não terem desfilado com o número mínimo de integrantes.


Grupo de Acesso

No Acesso, a campeã foi a Acadêmicos da P-1, do bairro Profilurb I, que obteve 78,9 pontos e sobe para o Grupo Especial em 2013. O presidente da P-1, Fabiano Amaro Pinheiro, disse que a escola estava tranquila devido ao trabalho por ela realizado. Para ele, a conquista se deve a essa questão e ao carnavalesco Betão que, na terça-feira, estava há três dias sem dormir. Segundo ele, a P-1 preparou-se com os recursos do apoio da Prefeitura e obtido com atividades na quadra, bingos e festas. Com o ingresso no Grupo Especial, ele diz que o trabalho será maior.

O título de vice-campeã ficou com a Unidos da Zona Oeste, com 77,5 pontos. A Unidos da Castelo Branco foi a terceira colocada, com 74,38 pontos, considerando a perda de 5% da pontuação atingida (78,3) por ter excedido o tempo máximo de desfile. A Academia Águias do Samba ficou em quarto lugar, com 37,2 pontos, e a Mocidade Independente da São Miguel, em quinto, com 35,75. Essas duas entidades carnavalescas somaram 74,4 pontos e 71,5, respectivamente, mas perderam 50% por não terem entrado no Sambódromo com o número mínimo de integrantes.

Foto: Leandro Carvalho

Em disputa acirrada, a Unidos da Rheingantz ficou com o título

 

Fonte: Jornal Agora (Carmem Ziebell)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA