quarta-feira, 14 de março de 2012

Incêndio na Ilha do Leonídio queima área de 200 hectares



Na manhã desta terça, 13, uma grande quantidade de fumaça atingiu algumas regiões do Município, juntamente com forte cheiro de mato queimado, o que deixou alguns rio-grandinos curiosos e preocupados. O cenário foi causado por um incêndio, que ocorreu na Ilha do Leonídio, e teve início ainda na noite de segunda-feira, 12, segundo informações dos moradores do local. A direção do vento acabou carregando os indícios do fogo até o centro da cidade.

"Começamos a sentir o cheiro a macega queimada durante a madrugada e, quando chegou a manhã, já percebemos o fogo queimando boa parte do campo. Mesmo morando perto, não estou com medo, porque tem muito mato e vai ser difícil chegar as casas", disse o agricultor Sadi Silveira.

Segundo o proprietário do campo onde o incêndio teve origem, Luiz Carlos Mello de Oliveira, o fogo começou por volta das 22h de segunda, na área que fica próxima ao acesso ao matadouro. O espaço, destinado à pecuária, tinha cerca de 45 cabeças de gado, que foram retiradas para um terreno perto dali, sem danos. A área queimada está estimada em 200 hectares. Preocupado, o pecuarista auxiliou na contenção do fogo manualmente, com uma espécie de abafador artesanal.

"Estou tentando controlar do jeito que dá, mas no meio do junco não tem como entrar. O fogo alastrou-se muito rápido, e não sei ao certo como começou. Minha esperança é de que a chuva aumente e auxilie na contenção das chamas, umedecendo o junco. Depois que baixar a poeira é que vou avaliar para ver o prejuízo. Meu maior gasto vai ser com os arames, gastando um total aproximado de R$ 3 mil para mais", disse Luiz Carlos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, por ser em região de banhado, o fogo estava confinado, em uma área de difícil acesso, sem oferecer riscos às residências. "Estivemos com uma guarnição durante todo o período no local, controlando e monitorando as chamas, e estamos disponibilizando outra equipe com mais quatro soldados para auxiliar o trabalho. A expectativa é de que em menos de 24 horas tudo esteja normalizado", disse o Sargento Saraçol. De acordo com ele, o Corpo de Bombeiros acredita que a origem tenha sido provocada por queimada de lixo ou ainda por algum trabalhador que tenha descartado bagana de cigarro próximo ao local.


Fonte: Anelize Kosinski (Jornal Agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA