quinta-feira, 22 de março de 2012

Petróleo e gás em Rio Grande e São José do Norte

 
 



Refletir sobre o futuro do Rio Grande, uma das regiões mais promissoras do País, capaz de puxar novamente o futuro do Estado, é um saboroso exercício.
Do que se está acompanhando com atenção, São José do Norte pode ser a escolhida para receber um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito, em uma parceria da, Hyundai, Sansung e Petrobras. O local poderá ser onde seria instalado o Estaleiro EBR. A Global Toyo, do Japão, seria a parceira responsável pelo projeto de viabilidade. O Polo Naval do Rio Grande já segue seu caminho inexorável, um desenvolvimento implacável, em função da avantajada localização geográfica. Aliás, tudo sempre ocorreu devido a essa localização. A fixação da fronteira sul do Brasil começou em Rio Grande em função do acidente natural chamado Canal do Rio Grande, no século 17, depois veio o ciclo das charqueadas, no século 18, e o ciclo industrial, do início do século 20 até meados do mesmo. Agora chega à região do Porto do Rio Grande o ciclo decorrente do petróleo e gás.
Justamente os produtos vitais para a explosão econômica mundial nesse século 21, originada principalmente pelos mercados emergentes gigantes da China e Índia. Das notícias veiculadas, a Hyundai, Sansung e Petrobras assinaram, no início de fevereiro desse ano, a intenção para viabilizar a implantação de um terminal de regaseificação no Rio Grande do Sul, com investimentos que podem atingir R$ 5 bilhões, o que deve triplicar o volume de gás disponível no Estado. Atualmente, há no país dois terminais de regaseificação, no Rio de Janeiro e no Ceará, sendo que um terceiro está em construção na Bahia. No estado do Rio Grande do Sul, o terminal teria parte da produção utilizada na geração de eletricidade e consumo industrial.
Os estudos de viabilidade de implantação do terminal de regaseificação durarão seis meses. E como se é de esperar, o local do terminal não foi escolhido ainda. Na assinatura do contrato de intenções, a até então diretora Maria das Graças Foster, hoje, presidenta da Petrobras, disse uma frase enigmática: "Trabalhando com o Rio Grande do Sul, Samsung e Hyundai tenho certeza que teremos um excelente resultado. É um trabalho cooperativo para um projeto estruturante". Sim, estruturante do quê? Porém, antes do anúncio da intenção de construção do terminal, a empresa Global Toyo, do Japão foi apresentada pelo Estaleiro EBR como investidora no estaleiro a ser construído em São José do Norte. Acontece que a Toyo não é investidora e não constrói estaleiros, assim como a EBR nunca construiu navios. Porém, a EBR possui um filé na mão, a licença prévia da Fepan, obtida em dezembro do ano passado, da melhor área portuária disponível do Porto do Canal do Rio Grande.
A Global Toyo é uma empresa de consultoria na área de projetos de instalações industriais de gás, petróleo e petroquímica, parceira da Petrobras e Hyundai em diversos projetos. Ora, com esses elementos que as mídias no trazem, reflete-se que o local indicado para a instalação do terminal de regaseificação de gás natural poderá ser mesmo em São José do Norte, onde seria o Estaleiro EBR. E mais prazerosamente podemos ir além, imaginando que a Petrobras com acesso a um porto no Sul esteja “estruturando” o seu futuro para após a perfuração de prospecção de petróleo e gás na Bacia Pelotas, em alto-mar, prevista para esse ano, ao custo de 80 milhões de dólares, que poderá culminar com o anúncio de descoberta e produção viável desses produtos.
A Bacia Pelotas estende-se do Uruguai até Santa Catarina, e a primeira perfuração de exploração da Petrobras será entre Tavares e São José do Norte, até uma profundidade de 7 mil metros. Todavia, a Petrobras tem prazo para concluir a exploração, sob pena de perder a respectiva concessão comprada. A parte preocupante é que o prazo está acabando e não se tem, sequer, notícias do licenciamento ambiental aprovado.
Fonte: Jornal Agora (Rui Juliano - Engenheiro civil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA