quarta-feira, 18 de abril de 2012

Comperj terá maior projeto de reúso industrial de água do mundo



Consciente da importância da água para suas atividades e dos problemas decorrentes da crescente escassez e degradação da qualidade deste recurso, a Petrobras investe no desenvolvimento de projetos relacionados ao uso racional da água em suas instalações. Para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), maior empreendimento da história da Petrobras, que está sendo construído em Itaboraí (RJ), a Companhia optou por uma solução inovadora, que aproveitará o efluente tratado da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) para uso como água industrial.

Será o maior projeto de reúso de água do mundo. A vazão total prevista para o empreendimento será de 1500 litros por segundo, o que equivale a 47,3 bilhões de litros por ano, quantidade suficiente para o consumo de uma cidade de 750 mil habitantes. Caberá à Cedae o investimento na implantação do projeto e à Petrobras o pagamento da tarifa pelo fornecimento de água.

Optando pela utilização de água proveniente de esgoto tratado, a Petrobras deixa de captar água em fontes naturais. Com isso, o Comperj não usará água potável no seu processo industrial, garantindo sua operação sem concorrer com o fornecimento de água para a população. A água fornecida servirá principalmente para processos de resfriamento e geração de vapor.

O sistema compreenderá:

- Estação de Produção de Água Industrial (EPAI), localizada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria, da Cedae: responsável pela produção de água industrial com as características requeridas pelo Comperj, utilizando tecnologia MBR (Reator Biológico de Membrana);

- Duto submarino de 17 quilômetros de extensão: levará a água proveniente de esgoto tratado da ETE Alegria, localizada no Caju, até a reservação intermediária na ETE São Gonçalo;

- Estação de bombeamento e duto terrestre: levarão a água por mais 32 km até a entrada do Comperj, em Itaboraí.

Cabe destacar que, além da água de reúso, haverá o também o fornecimento de água potável para o Comperj. Conforme previsto no convênio firmado em março de 2008, entre Petrobras e Cedae, foi inaugurada a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Porto das Caixas, em Itaboraí, incluindo o sistema de adução, que ampliará a capacidade de produção em 100 litros por segundo.

Metade do acréscimo do suprimento de água potável é ofertada para a população do entorno do Comperj, beneficiando aproximadamente 25 mil pessoas, e a outra metade é fornecida para o abastecimento de água potável do Comperj.

O empreendimento

Um dos principais empreendimentos da história da Petrobras, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), está sendo construído em uma área de 45 km2 no município de Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Serão 212 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda para todo o Programa Comperj. Será, portanto um empreendimento estruturante e de grande porte para a região e para o estado do Rio de Janeiro.

Sua configuração conta, em uma mesma área industrial, com unidades de Refino e unidades Petroquímicas. A Refinaria do Comperj tem o início de operação da sua primeira fase previsto para 2014, com capacidade de processar até 165 mil barris de petróleo por dia. Na segunda fase, prevista para 2018, será atingida capacidade total de 330 mil barris de petróleo por dia.

Serão produzidos, pela Refinaria, diesel, GLP, querosene, nafta, coque e enxofre a fim de suprir o mercado nacional e fornecer matéria-prima para as Unidades Petroquímicas. As Unidades Petroquímicas têm previsão de operação em 2017, produzindo eteno, propeno, polietilenos, polipropileno entre outros petroquímicos.

Agência Petrobras de Notícias (guiaoilegas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA