quinta-feira, 14 de junho de 2012

Licença de Instalação da EBR depende apenas do Estaleiro

Segundo o presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedesberg, a consolidação da Licença de Instalação do empreendimento EBR em São José do Norte depende apenas do próprio Estaleiro. Em reunião na terça-feira (12/06) com o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT), com a secretária geral de Governo do Estado, Miriam Marroni, e um grupo de vereadores de Rio Grande e São José do Norte, Niedesberg e a chefe da assessoria jurídica da Fepam, Gabriele Gottlieb, garantiram que o governo do Rio Grande do Sul não tem qualquer débito com a empresa. A Licença Prévia (LP), concedida no final de 2011, dá o aval quanto à questão ambiental. Cabe à EBR, desde que recebeu a LP, atender a algumas condições para obter a Licença de Instalação (LI). As informações são do deputado Alexandre Lindenmeyer.

Abrangendo uma área de 1,5 milhões de metros quadrados e 65 mil metros de área coberta, o empreendimento contará com um cais de 700 metros de extensão e um dique seco. Em operação, deverá processar cerca de 110 toneladas de aço por ano e irá gerar de um a quatro mil empregos diretos em até três anos. Entretanto, o processo não está avançando nos prazos previstos. Para Lindenmeyer, “é importante esse posicionamento da Fepam para esclarecer os motivos pelos quais a questão está pendente”. “A instalação do empreendimento depende de a EBR observar e promover medidas antecipatórias e compensatórias que já estavam previstas desde o ano passado”, reitera Gabriele.

Entre essas medidas, está o projeto de realocação das famílias que estão atualmente no local destinado à empresa, e a criação de alternativas de acesso dos trabalhadores. Para a secretária Miriam Marroni, “é importante que essa questão do licenciamento possa se resolver o quanto antes, pois é fundamental para a comunidade nortense”. Também participaram do encontro os vereadores rio-grandinos Cláudio Costa (PT) e Wilson Duarte da Silva, o Kanelão (PMDB), e os vereadores nortenses Alexandre Novo (PSDB) e Fernando Machado (PMDB).

Fonte: Jornal Agora - RS

 

--------

 

Vamos rebobinar algumas informações (Zero Hora 22/03/2012)

EBR planeja iniciar em maio construção de novo estaleiro no Estado

Investimento de R$ 1 bilhão, unidade será construída em São José do Norte

No segundo dia de Feira do Polo Naval, a principal notícia não veio dos debates.

Foi em frente a seu estande que a Estaleiros do Brasil (EBR) entregou os últimos documentos necessários para implantar uma unidade em São José do Norte.

Dois relatórios de impacto, um para a Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg) e outro para a Capitania dos Portos, serão analisados.

A expectativa da empresa é de começar as obras de instalação do estaleiro até maio e ser contemplada na licitação da Petrobras que determinará a construção dos módulos e conversão de oito cascos em plataformas nos próximos anos.

Como a unidade pretende converter em plataformas alguns dos cascos que estão sendo construídos em Rio Grande pela Ecovix, a demora na liberação para o início da unidade chegou a causar preocupação.

— Temos interesse em participar. Apresentamos propostas e contamos com alguma vitória — disse o presidente da EBR, Alberto Padilla.

O superintendente do Porto, Dirceu Lopes, afirmou que poderá analisar o relatório de impacto em até 30 dias, pois grande parte do documento foi feito em consenso com o porto.

A EBR adiantou que os projetos de contrapartida para São José do Norte, acordados no licenciamento realizado na Fepam, estão finalizados. Investimentos de R$ 50 milhões deverão ser feitos em saúde pública, escolas, pavimentação de ruas, capacitação profissional e outras obras de infraestrutura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA