segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto de reuso da água é apresentado (Comperj)

A Cedae pretende iniciar em outubro à construção do maior sistema de reuso de água do mundo. Para abastecer o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, a ETE Alegria, no Caju, vai ganhar uma Unidade de Tratamento Terciário do esgoto. O projeto foi apresentado pelo diretor de operações da Cedae, Jorge Briard, no painel "Governança da Água", no Humanidade 2012, evento que acontece no Forte de Copacabana e faz parte da programação da Rio + 20.

 

Com necessidade de 1.500 litros por segundo para a operação, o esgoto da estação será tratado três vezes e transportado para o Comperj através de uma adutora de 49 km. A tubulação sairá da ETE, passará pela Baía de Guanabara até a estação de tratamento de São Gonçalo e segue em mais 32 quilômetros por terra até Itaboraí. A previsão é que o sistema comece a operar no início de 2014.
“Diversas alternativas foram se constituindo para o abastecimento do complexo. Estudamos a viabilidade de todas e a produção de água industrial na ETE Alegria foi a melhor delas. Até o agora, o que é tratado na estação é despejado na Baía de Guanabara”, explica Briard.
De acordo com o diretor de operações da Cedae, o orçamento ainda está sendo concluído, mas a previsão é que a obra custe R$ 1 bilhão.

Fonte: Agência Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA