quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como viver uma vida feliz


Podemos ter mil definições do que seria uma vida feliz, eu tenho uma só, uma vida que tenha um real significado para si mesmo e para os outros. Nem egocêntrica e nem expiatória para quem se dedica só para os outros. Não é sinônimo de alegria e nem de dinheiro no bolso, mas uma certa fluidez cotidiana que pode incluir momentos difíceis.

Existem qualidades para se cultivar uma vida feliz que simplesmente ignoramos porque confundimos felicidade com relacionamento amoroso, sucesso profissional, fama, dinheiro ou vitórias sucessivas em todas ações. Isso é restritivo, pois a felicidade pode incluir tudo isso, mas não se restringe a isso.

1. Abertura para o novo: pessoas que adoram repetir clichês, reproduzir fórmulas prontas, seguir padrões familiares e ser papagaio de pensamentos prontos tem grandes chances de ficar no mesmo. Pessoas felizes (sim, elas existem) sempre arranjam um jeito de circular para além dos seus limites. Não se conformam em ficar no lugar comum, portanto, atingem as pessoas à sua volta para além do conhecido.

2. Disponibilidade em aprender: a teimosia em insistir na própria opinião e não “largar o osso” é própria de gente tacanha. Para muitos, basta ter uma opinião para achar que ela é a verdade final. Pessoas felizes estão sempre se aperfeiçoando, fazendo cursos, lendo estilos diversas, ampliando repertório musical, vestindo roupas novas [leia mais] e inventando moda. Pessoas extremistas e radicais tem baixo potencial de felicidade, são chatas, querem corrigir todo mundo,  afinal querem ter razão em tudo.

3. Pensamento pró-ativo: pessoas que reclamam das circunstâncias, acusam os outros e fazem fofoca estão no círculo dos fracassados. Pessoas felizes olham para frente, produzem, criam, realizam e empreendem e não perdem tempo falando do vizinho chato, do companheiro de trabalho preguiçoso, do parente mau-humorado e do marido/esposa implicante. Gastam pouco tempo com gente assim, só o suficiente para deixar uma pérola e seguir em frente. Não ficam passivas na situação, seguram o leme da vida em suas mãos.

4. Sensatez: quem acredita em conto de fadas, mundos perfeitos e uma realidade sem sujeira ou defeitos está mais propenso a ser amargurado. Um mundo repleto de paz, amor e felicidade não é a ambição de uma pessoa feliz e madura, pois ela já sabe que a natureza humana tem algo de inacabado, desejoso e caótico. Pessoas excessivamente otimistas estão muito próximas das pessimistas, pois são puristas. O realista e feliz convive muito bem com luz e sombra no mesmo ambiente, sem moralismo.

5. Resiliência: os acostumados a fazer as coisas só quando tudo vai bem, quando recebem aplausos ou quando dá prazer estão na extensa fila dos infelizes. Pessoas felizes tem uma persistência saudável de quem sabe que a felicidade não é resultado de impulsividade ou empolgação momentânea. Nem sempre contamos com condições ideais ou favoráveis, e esperar por elas é sinal de mimo ou perfeccionismo. Dia de sol ou de chuva ele está lá, com ou sem apoio dos outros e com um sorriso no rosto.                                                                                                                                    

6. Vivacidade: dificilmente verá uma pessoa feliz sem energia. Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza você verá um brilho nos olhos e o peito cheio de vida. Acostumados a encarar de frente tem uma certa firmeza leve e suavemente altiva, não se abatem com pouco.

Quando você encontrar alguém assim, aprenda com ela, copie na cara dura, se inspire, ofereça algo de si para que ela aumente ainda mais o seu campo de ação. Até que por fim você próprio se perceba mais feliz do que antes carregando um sorriso na alma. Livre e sem espartilhos.

Por: Frederico Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA