segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Transpetro e EAS perto de fechar acordo

A Transpetro poderá anunciar, nesta segunda-feira, acordo com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) em torno dos 16 navios petroleiros cujos contratos, no valor de R$ 5,3 bilhões, foram suspensos pela estatal. As negociações vêm evoluindo bem e as partes poderão chegar a um entendimento. Esse é um dos cenários possíveis. Outra hipótese é que a Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras, concorde em dar ao EAS uma nova prorrogação de 30 dias. No fim de agosto, a empresa anunciou que estava estendendo por um mês o prazo original de três meses, concedido em maio, para que o estaleiro cumprisse uma série de exigências.

O Valor apurou que os acionistas do EAS - Camargo Corrêa e Queiroz Galvão - devem se reunir com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, para discutir o assunto. Segundo uma fonte próxima das negociações, as partes estão caminhando para fechar um acordo, mas a decisão final cabe à Transpetro. A empresa informou que passou o último mês negociando com o EAS e que ainda espera uma proposta final do estaleiro. Se a proposta for satisfatória, a Transpetro vai fechar um acordo.

As exigências feitas pela estatal ao EAS, em maio, incluíam o fechamento de um acordo com um parceiro internacional e a apresentação de um plano de ação e de um cronograma confiável de construção. Além disso, o EAS tinha que entregar um projeto de engenharia que atendesse às especificações técnicas dos contratos.

Em junho, o EAS anunciou parceria com a IHI Marine United, divisão de construção naval e offshore da Ishikawajima-Harima Heavy Industries. Os japoneses se tornaram peça-chave para a melhoria da produtividade do estaleiro.

O plano de ação passa pela melhoria da gestão do estaleiro. Clientes e credores do EAS, como Petrobras e Banco do Brasil, têm visitado o estaleiro e há indicações de que a situação melhorou. Desde sua implantação, há cinco anos, ele enfrentou vários problemas com baixa produtividade, o que levou a atrasos na entrega dos navios da Transpetro e do início da construção de sondas de perfuração.

Há, segundo o relato de fontes, avanços na construção do segundo navio, o Zumbi dos Palmares, previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2013. Em relação à engenharia dos navios, o EAS tem uma proposta que precisa ser referendada pela Transpetro.

O total da encomenda da Transpetro ao EAS é de 22 petroleiros em contratos que somam R$ 7 bilhões. Do primeiro ao sexto navio, o projeto continua a cargo da coreana Samsung, que deixou a sociedade do estaleiro em março. Mas o EAS tem a opção de contratar mais quatro embarcações (até o décimo navio) utilizando projeto da Samsung. A partir da 11ª embarcação, a idéia é cotar projetos no mercado. A IHI poderá participar.

Fonte: Valor / Francisco Góes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA