terça-feira, 23 de outubro de 2012

P-55 é retirada do dique de Rio Grande após operação de mais de 24 horas

A maior plataforma semissubmersível do país foi deslocada pelo canal de acesso ao Porto para o cais sul, onde continuará sendo construída até junho de 2013.










Após três meses da estreia da operação de inundação do dique do Estaleiro Rio Grande - quando foi feita a manobra de entrada da P-55 - o mesmo processo torna a se repetir. Só que desta vez, para a retirada da plataforma.

A embarcação foi deslocada na noite de Domingo (21) para o cais sul, onde continuará sendo construída. Uma operação que durou mais de 24 horas e encerra o primeiro trabalho realizado dentro do dique, o que credencia a cidade do sul do Estado como um dos principais polos navais do Brasil.

O preenchimento da “piscina gigante” começou na tarde de sábado. Foram necessários 642 milhões de litros de água para inundar a estrutura que tem 350 metros de comprimento por 130 metros de largura e profundidade de 13,8 metros abaixo do nível do mar. Para a manobra da plataforma, a porta batel – que separa o dique do canal de acesso ao Porto – precisou ser retirada. A P-55 foi guiada por quatro rebocadores desde a saída do dique até o cais sul.

Com previsão de conclusão em junho do ano que vem, a P-55 – a maior plataforma semissubmersível do país - será transportada de Rio Grande até o campo de Roncador, na Bacia de Campos, Rio de Janeiro. A plataforma, que deve começar a operar em setembro de 2013, terá capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. O investimento da P-55 é estimado em R$ 3,4 bilhões.

A plataforma foi a primeira embarcação a passar pelo processo de manobra de entrada e saída do dique pelo canal de acesso ao Porto. Dentro da estrutura, foi feito o mating – que é a união do casco com o convés.

A liberação do dique foi necessária para que a Ecovix (braço de construções oceânicas da Engevix) possa dar início às obras dos cascos replicantes – chamados assim porque são feitos em série. A previsão é de que os cascos das plataformas P-66 e P-67 sejam levados para dentro do dique ainda neste ano.
Fonte: Zero Hora
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA