sábado, 26 de junho de 2010

Gastos das famílias brasileiras evidenciam desigualdades


Gastos das famílias brasileiras evidenciam desigualdades

A desigualdade social que se reflete nos orçamentos das famílias brasileiras ainda continua em evidência. Os gastos entre os 10% da população mais rica superam as despesas dos 40% dos domicílios com a menor renda entre os anos de 2008 e 2009.

Já os gastos de famílias com mais de uma pessoa com o Ensino Superior completo são 207% maior do que os das famílias que não possuem membros com esse nível de escolaridade, segundo dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) 2008-2009, divulgada nesta quarta-feira, 23, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

"O aumento da renda conduz o aumento do consumo, sobretudo, o de bens duráveis. No entanto, o aumento de renda para os consumidores de maior escolaridade levará ao consumo de bens mais sofisticados, com maior desenvolvimento tecnológico e de marcas com maior prestígio no mercado", explica o professor de finanças da FGV-EAESP, Evaldo Alves.

O estudo também revelou que os gastos das famílias com alimentação fora de casa subiram e já representam 31,1% das despesas com alimentos. "Cresceram os gastos com alimentação fora de casa em virtude do processo de urbanização que torna o deslocamento cada vez mais demorado nas grandes cidades. Outro fato que acarreta maior consumo de refeições fora de casa é que aumentou a participação da mulher no orçamento familiar, que às vezes não tem tempo de cozinhar em casa. O crescente número dos que vivem sozinhos que da mesma forma se utilizam da alimentação fora de casa", destaca Alves.

De acordo com a POF, para 75% das famílias é difícil chegar ao fim do mês com as despesas em dia. Evaldo Alves ressalta que se deve priorizar itens fundamentais como alimentação, educação, saúde, transporte e as despesas correntes da família para depois pensar na compra de bens de consumo duráveis. "Ao utilizar crédito, convém não ultrapassar o limite de 30% de comprometimento da renda para não correr o risco de entrar em inadimplência".

 Fonte: Insight engenharia da comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA