terça-feira, 24 de novembro de 2009

POLI/USP simula as condições de operação dos risers para a P55


– POLI realiza estudos para a Petrobras a fim de estimar a vida útil dos risers sujeitos a Vibração-Induzida por Vórtices ( VIV) da Super Plataforma P55 –

Nos próximos quatro meses os supercomputadores do Núcleo de Dinâmica e Fluidos (NDF), do Departamento de Engenharia Mecânica da POLI/USP – adquiridos com apoio da FAPESP e FINEP - trabalharão exclusiva e ininterruptamente para estimar a vida útil dos risers que irão equipar a Plataforma P-55. Estes risers estarão sujeitos a Vibração-Induzida por Vórtices (VIV) devido às correntes marítimas e as ondas.
A busca por novas reservas de óleo tem levado ao desenvolvimento de campos localizados em águas profundas e ultra-profundas (profundidades entre 1000 e 3000m). Os risers são sistemas tubulares que ligam os poços situados no fundo do mar às plataformas. Pelo grande distanciamento entre as extremidades, os risers são estruturas esbeltas e estão sujeitos a VIV. Esse fenômeno pode causar uma diminuição substancial da vida útil dos risers e, inclusive, inviabilizar a instalação de plataformas em certos locais. O custo unitário linear de alguns tipos de risers chega a custar US$2 mil. É comum em uma única plataforma a existência de 40 a 50 risers e umbilicais. Dado o custo unitário elevado, essas linhas chegam ao custo total da ordem de US$100 milhões. Esse valor em uma única plataforma!.
A Escola Politécnica, parceira técnica da Petrobrás há mais de duas décadas, já deu início ao estudo, a ser concluído em junho próximo. O objetivo do projeto é estimar a vida útil dos risers da P-55 quando imersos nas condições ambientais reais do local da plataforma. "Serão estudadas as características e avaliada a vida útil dos risers. A Petrobras define os perfis de corrente e a POLI irá simular, em seu supercomputador, se os modelos atendem às necessidades exigidas. Para isso checaremos fadiga e vida útil devido a VIV", esclarece o prof. Dr. Julio Meneghini, líder da equipe de pesquisadores do NDF.
Segundo Meneghini, para obter resultados confiáveis, serão simuladas 170 condições de correntes marítimas. "A Bacia de Campos, onde será instalada a P55, apresenta um quadro de correntes marítimas que, ao que sabemos, é dos mais complexos do mundo". Para esse trabalho o NDF está empregando o know how acumulado em projetos patrocinados pela Petrobras, British Petroleum (BP), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O NDF é referência mundial em estudos sobre Vortex-Induced Vibration (VIV), fenômeno que ocorre ao longo do comprimento do riser e que influencia sobremaneira na vida útil dos equipamentos.
Os supercomputadores do NDF
Os recursos computacionais disponíveis no NDF são constituídos por um cluster SGI Altix com 16 CPUs Itanium2, um cluster Itautec com 64CPUs/Pentium IV, um servidor Itautec Dual Xeon, estações de trabalho Compaq/Alpha Dual-EV6, Dell Dual-Xeon, SGI Indigo, PowerMac Dual-G5 e 38 microcomputadores PC Pentium IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA