quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CSO Deep Blue – O maior navio de lançamento de linhas do mundo

O CSO Deep Blue é o maior navio do mundo atuando em serviços de Construção e Lançamento de linhas em águas profundas. Ele tanto pode instalar flowlines e umbilicais, como fazer o apoio a campos em desenvolvimento, podendo trabalhar em lâmina d'água variando de 75 M a 2500 M. O navio pertence e é operado pela Technip Marine.

Desenho do CSO Deep Blue - visto por boreste

O navio tem as seguintes dimensões: comprimento total de 206.5 M, boca moldada de 32 M, pontal de 17,8 m e calado de 7,5 a  8,95 M para operações, podendo operar com um calado de até 10 m. Seu deslocamento total é de 55.234 T, sendo 33.791 TPB. O Convés Principal do navio tem uma área livre para operações e carga de aproximadamente 7.400 m².

Deep Blue operando

O navio pode realizar o lançamento de linhas rígidas de até 5500 T de 4 a 18 ou linhas de 4000 T de 4 a 26 (J-Lay). Alternativamente, pode lançar linhas flexíveis de 5700 T de 2 a 16. Sua carga máxima de 11023 T pode consistir em qualquer uma das duas bobinas de linhas rígidas (5511 T), linhas flexíveis em dois carrosséis (2000 T até 1500 T), oito reels portáteis 300 T, 4000 T de linhas rígidas ou 3000 T de estruturas e equipamentos submarinos.

Um verdadeiro gigante

A embarcação é equipada com três guindastes para o apoio às operações:

- O guindaste 1, à meia nau, com uma capacidade de içar cargas de até 12 T a 15 M.
– O guindaste 2, por boreste, com capacidade para içar cargas de até 30 T a 32,75 M.
– O guindaste 3, a ré, com capacidade para içar cargas de até 400 T a 18 M.

A Technip é o Armador do navio - o maior do mundo

Máquinas:

O CSO Deep Blue tem uma potência total de 33.6 MW em 6.6kV (45.000 HP) e 1 MW em 440V de energia de emergência. Sua propulsão tem potência de 14MW (com três propulsores em uso) ou 25.6 MW (com oito propulsores em uso), que é quando o navio está operando em DP (Posicionamento Dinâmco).

A embarcação é equipada com oito propulsores:

- Dois thrusters azimutais de 5.5MW (7.000 HP) tipo Kamewa UUC 7001, com passo variável, não retráteis, localizados a ré da embarcação e usados para propulsão e DP.

- Um thruster azimutal de 3 MW (4.000 HP) tipo Kamewa UL 4001, com passo variável, retrátil, localizado a ré da emvbarcação e usado para propulsão e DP.

- Três thrusters de 3 MW (4.000 HP) tipo Kamewa UL 4001, com passo variável, retrátil, localizados à vante da embarcação e usados  exclusivamente para as operação de DP.

- Dois bow thrusters (tipo tunnel) de 1.3MW (1.740 HP) tipo Kamewa TT2200-BMS-PB , com passo variável, na proa, usados nas operações de DP e nas manobras da embarcação.

Os motores para geração de energia e propulsão (elétrica) são controlados por um sistema totalmente integrado da Kongsberg. Este sistema, que integra vários dados apra manter a posição do navio é o  Kongsberg Simrad SDP-22 Dual  (duas redundâncias). O sistema de referência fornecidos incluem três giroscópicas Robertson RGC11 , uma unidade MRU5 e duas unidades MRU2 para referência vertical, três sensores de vento DEIF879 e dois sistemas Sercel DGP.

Console de DP

Há também um sistema de hidro-acústica (HIPAP), um sistema de tensionadores KS8 Mark e um Mc Artemis lV.

A embarcação tem uma capacidade de 47706 MT de combustível, dando-lhe uma autonomiado de 50 dias (90 dias condições de espera). Ele também pode armazenar 59,9 MT de óleo hidráulico, 895MT de água doce e 1443.9MT de água industrial e 19347MT de lastro.

Console de Navegação

O CSO Deep Blue acomoda com conforto 120 pessoas, incluindo quatro camarotes individuais, para executivos e Autoridades, 18 camarotes individuais e 49 camarotes para duas pessoas.

Na sua dotação de equipamentos de salvatagem estão incçuídos quatro baleeiras tipos TEMPSC (Totally Enclosed Motor Propelled Survival Craft), para 60 homens60, localizadas a bombordo e a boreste das acomodações. Há também balsas salva vidas localizadas a bombordo e a boreste no Convés Superior, com capacidade para acomodar 100% dos tripulantes.

Helicóptero Sikorsky S-61

Seu heliponto suporta no máximo helicópteros com as dimensões do Sikorsky S61 N.

Realmente este é um gigante dos mares.

Por Rodrigo Cintra - portalmaritimo.com

 

Um comentário:

  1. Carlinhos, o nome da operação que esse navio faz é "Spooling" e aqui em Angola onde estou trabalhando hoje, uma base da Technip de quem esse navio pertence hoje, ele já esteve ancorado umas 4 vezes. Não tive a oportunidade de entrar nele, mas colegas meus entraram e tiraram fotos e filmaram. Essa base aqui fabrica pipelines PiP - Pipe in Pipe, o que significa Tubo dentro de Tubo que serão usado como "Riser" para o poço de petróleo.
    Um pouco mais de informação pra complementar a tua excelente matéria.
    Obrigado,

    Leonardo Casagrande (Beluga)

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA