quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Enxurrada de vagas no Petróleo - 212 mil em três anos

A indústria do petróleo e gás deve contratar, pelo menos, 212 mil trabalhadores nos próximos três anos. A estimativa é do consultor da coordenação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Marco Antonio Ferreira.

Ferreira participou hoje de um debate sobre o pré-sal na sede da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo ele, o Prominp fez no ano passado um estudo para saber qual a demanda de mão de obra da indústria do petróleo até 2014. O estudo apontou que pelo menos 212 mil vagas de emprego serão abertas no setor. “Essas são as lacunas que verificamos em nosso plano de negócios”, disse.

O Prominp é um programa do Governo Federal criado para treinar trabalhadores para atuarem no setor de petróleo e gás natural. Ferreira explicou que a coordenação do programa levanta os investimentos programados e estima quantos trabalhadores serão necessários para que os projetos sejam executados.

Quando a demanda é detectada, o Prominp promove cursos de qualificação, que treinam os trabalhadores para que estejam aptos a trabalhar nos projetos programados. De acordo com Ferreira, 78 mil trabalhadores já foram qualificados desde 2006. Número que deve aumentar por causa do desenvolvimento da cadeia do petróleo.

O Consultor do Prominp disse, inclusive, que a própria estimativa do programa está sendo revisada devido aos investimentos previstos para exploração do pré-sal. Segundo ele, a demanda por trabalhadores “deve ser bem maior do que a que estava estimada.”

O Presidente da Associação Brasileira das Empresas do Setor Naval e Offshore (Abenav), Augusto Mendonça, também declarou que o setor de construção e reparação de navios demandará muitos trabalhadores devido à exploração do pré-sal. De acordo com ele, os estaleiros brasileiros, que atualmente empregam 56 mil trabalhadores, devem empregar 100 mil até 2020. “O país vive um momento mágico”, disse Mendonça, sobre as perspectiva para o setor naval. “Vamos contratar desde soldadores e auxiliares, até engenheiros navais e pessoal da área administrativa”, declarou.

Fonte: Portal Marítimo

Um comentário:

  1. Antes, de mais nada, obrigada Carlinhos pela tua atuacão perante teus amigos e colegas, sempre postando novidades e oportunidades de emprego a todos que estão esperando novas oportunidades nesta área de grande expansão. Marco Antonio Ferreira, deveria dar uma pequena olhada no cadastro oficial do Promimp, que te garanto que a mão de obra qualificada que tanto fala sobre os cursos do Prominp, cobriria uma grande demanda de trabalhadores, te garanto que mais de 60% do pessoal estão esperando uma oportunidade até hoje, e nada...eu sou uma fiz Prominp em 2006, sou Inspetora de Equipamentos, tenho END em US-N1-ME e fui obrigada a trancar meu curso de Engenharia de Petróleo devido a não ter conseguido sequer uma oportunidade como auxiliar...(de nada).
    Um grande abraco a voce e novamente obrigada por tudo.
    Clara

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA