terça-feira, 8 de novembro de 2011

Casco da P-55 será rebocado para Rio Grande em dezembro



Foto: Petrobras/Divulgação JA
Casco da P-55 será rebocado para Rio Grande em dezembro
Casco da P-55 está sendo construído em Suape, Pernambuco
O casco da plataforma P-55, que está sendo construído em Suape, Pernambuco, já está com as duas partes (Cs) unidas e fora do dique. Está docado no cais desde julho, em fase de preparos finais e montagem de estruturas em seu interior. Na segunda quinzena de dezembro sai de Pernambuco, puxado por dois rebocadores oceânicos, em direção a Rio Grande. A informação foi dada nesta segunda-feira, 7, pelo gerente de administração do Polo Naval (denominação dada pela Petrobras à área do Estaleiro Rio Grande), Josenildo Bezerra Alves. O transporte até Rio Grande pode levar até 15 dias, dependendo das condições climáticas. Assim, o casco deve chegar no Município no final de dezembro ou início de janeiro. Ao chegar, ele atracará no cais Sul do estaleiro onde está localizado o primeiro dique seco de grande porte do País.
Em janeiro, será realizado o içamento do deckbox (convés) da P-55, que está sendo construído pela Quip S/A no dique seco, para entrada do casco embaixo dele. O içamento do deckbox, cujo peso é de 17 mil toneladas, será realizado com o uso de seis macacos hidráulicos em ação simultânea. Para a entrada do casco, estrutura de 94 metros de comprimento, 94 de largura e 44 de altura, e peso de 19 mil toneladas, será feito o enchimento do dique com a água do canal de acesso ao porto. Depois que ele entrar, o deckbox será baixado sobre ele e o dique será esgotado para o início da união das duas estruturas. A operação toda de içamento e entrada do casco deverá durar 72 horas. Conforme a Petrobras, essa ação é considerada o marco mais desafiador do processo construtivo, exigindo planejamento minucioso e extenso processo de avaliação de riscos.
Por Fábio Dutra/JA
Conforme Josenildo Alves, até o início de junho de 2012 a plataforma tem que sair do dique seco, já com os módulos integrados ao deckbox, e atracar no cais sul do estaleiro para conclusão do comissionamento - interligação e testes de todos os sistemas. Os módulos que irão compor a P-55 já estão todos na área do estaleiro. O helideck também. A P-55 é uma unidade do tipo semissubmersível. Será a maior deste tipo construída no Brasil. Atuará no Campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos. Ficará ancorada em profundidade de 1.800 metros e terá, no total, 18 poços a ela ligados, sendo 11 produtores e sete injetores de água. É destinada à produção de 180 mil barris de óleo por dia e, junto com o petróleo, deverá produzir 4,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Em sua construção, serão investidos 1,65 bilhão de dólares.

Por Fábio Dutra/JA

Novo pórtico-guindaste
Josenildo Alves confirmou que a Engevix/Ecovix, que está construindo uma série de oito cascos de FPSO (sigla em inglês para plataforma flutuante que produz, processa, armazena e escoa petróleo), para o Pré-sal no Polo Naval rio-grandino, está comprando, em parceria com a Petrobras, um pórtico-guindaste para o dique seco de maior capacidade que o atual. O já existente tem capacidade para erguer peças de até 600 toneladas. O novo será capaz de içar até 2 mil toneladas. O investimento será de R$ 191 milhões. Nesta parceria, há possibilidade de, em uma negociação futura, a Engevix conquistar contrato para construção de mais quatro cascos de FPSO para o Pré-sal. Ele ressalta que, no momento, ainda não há nada confirmado neste sentido.
O novo pórtico-guindaste, de 210 metros de largura, se faz necessário porque há peças com peso acima de 600 toneladas que precisam ser içadas, como alguns módulos que pesam 800 toneladas. Além disso, o atual equipamento só pega peças que estejam no dique ou em sua cabeceira, enquanto o novo possibilitará a implantação de uma área de pré-edificação lateral, considerando sua capacidade de movimentar estruturas que estejam na lateral do dique. "O pórtico que está sendo comprado vai agilizar as operações e nos dar um ganho de produtividade muito grande", observou. O estaleiro ficará com dois pórticos em atividade.
Fonte: Carmem Ziebell - jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA