quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lixo nada extraordinário


Foto: Arquivo/JA (Rio Grande-RS)


Uma cena que se tornou comum em nossa cidade é a superlotação dos contêineres de coleta de lixo e a sujeira acumulada nas proximidades dos mesmos.

Essa situação se agrava aos finais de semana e feriados, quando a coleta deixa de ser diária. Exemplo disso foi o último feriado de Páscoa, quando ao final da sexta-feira as lixeiras já se encontravam atulhadas e exalando o péssimo cheiro dos resíduos decorrentes da tradição de comer frutos do mar neste dia. Em plena Festa do Mar, imagino o impacto negativo deste cenário para os turistas que afluíram até nossa cidade.

Como é amplamente divulgado na mídia, Rio Grande tem tido um acréscimo populacional considerável. Além disso, o poder aquisitivo da população também aumentou e em consequência disso as pessoas consomem mais e produzem mais lixo. Sendo assim, a coleta de lixo deveria ser readaptada a esta nova realidade, tornando-se diária. Mais contêineres também deveriam ser acrescidos nos pontos críticos.      Mas a responsabilização pelos problemas advindos do lixo urbano não pode ser atribuída na sua totalidade aos nossos gestores públicos. Grande parte do problema é de responsabilidade dos usuários.

É comum ver contêineres sendo usados para despejar entulho de obras e móveis velhos. Muitos catadores reviram o lixo e não recolocam de volta os resíduos descartados. Comerciantes depositam caixas de papelão sem desarmá-las, fazendo com que esse tipo de lixo (que é 100% reciclável) ocupe todo o contêiner, e por sua vez o lixo excedente seja depositado à volta do contêiner. Os cães famintos que vivem pelas ruas se encarregam de rasgar as sacolas e espalhar os resíduos. Nas primeiras horas do dia podemos ver cenas deploráveis do lixo invadindo o passeio público e espalhando-se ao meio fio.  Quando chove esse lixo é transportado pelas águas para dentro dos bueiros, causando uma série de alagamentos e transtornos diversos.

 A situação é complexa. Creio que as soluções passam por políticas públicas de coleta mais efetivas, pelo consumo consciente e a necessidade de reciclar o lixo. A educação e civilidade de um povo podem ser medidas pelo modo como seus cidadãos lidam com esse tipo de problema.


Fonte: Jerry da Costa Rodrigues (Jornal Agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA