quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Programa de prevenção às drogas forma primeiras turmas

fechar

Galeria de vídeo

fechar

Galeria de áudios

Foto: Fabio Dutra

Alunos de quatro escolas receberam os certificados

O Ministério Público Estadual (MPE) e a Quip realizaram, na tarde desta terça-feira, 6, a cerimônia de formatura das primeiras turmas de estudantes que participaram do Programa Sol - Sabendo Orientar com Liberdade. Na ocasião, 94 alunos, da faixa etária de 9 a 13 anos, receberam os certificados de conclusão do curso. São estudantes de quatro escolas municipais de Ensino Fundamental: Ramiz Galvão, Admar Corrêa, Professora Maria da Graça Reyes e Sant'Ana. O evento ocorreu no ginásio esportivo da escola Admar Corrêa, localizada no bairro Santa Tereza, e contou com a participação da promotora da Infância e da Juventude, Luciara Robe da Silveira Pereira.

Criado pelo Ministério Público Estadual, o Sol é um programa educacional voltado à prevenção universal que se fundamenta na necessidade de ampliar a atuação dos entes públicos e da sociedade em geral na prevenção ao uso de entorpecentes. Busca capacitar integrantes da sociedade e estudantes para atuarem como multiplicadores das lições por ele repassadas. Neste primeiro ano, é desenvolvido em 10 escolas do Rio Grande, em parceria com a Quip e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

O curso, que teve início em setembro, ofereceu aulas com tarefas destinadas a despertar e resgatar valores, capacitando os jovens a realizarem escolhas positivas que lhes garantam um futuro promissor, com qualidade de vida, em um ambiente saudável e livre dos malefícios causados pelas drogas.

Falando sobre a formatura, a promotora Luciara Pereira disse ser um momento bastante valioso porque consiste na culminância da primeira etapa e, principalmente, pela receptividade das crianças e a formação de vínculos. "Trabalhei (no programa) na escola Ramiz Galvão, tive contato direto com eles (alunos) e a receptividade foi boa. Eles têm a mente aberta para receber as informações. Os professores das demais escolas fizeram o mesmo comentário", salientou. Sua expectativa é de que, no próximo ano, o programa continue nestes estabelecimentos de ensino e seja ampliado para outros.

Este ano, estão sendo atendidas as comunidades dos bairros Santa Tereza, Mangueira, Barra e América, mas, segundo a Quip, a meta final é atingir 2 mil alunos em todo o Município. Para Clair Garcia, Coordenadora de Projetos Sociais da empresa, o grande diferencial do Sol é que o conteúdo alcançará crianças e adolescentes tanto de escolas municipais e estaduais como particulares, permitindo que toda a comunidade escolar tenha um multiplicador dos ensinamentos adquiridos por meio do programa.

Irajara Veiga, 14 anos, é um dos estudantes que recebeu certificado ontem. Ele disse que o programa é importante para prevenir o uso de entorpecentes porque os participantes "aprendem sobre os efeitos negativos das drogas no organismo do usuário e à família deste". O garoto relatou que vai transmitir os conhecimentos adquiridos para seus familiares e amigos. Destacou que nunca vai usar drogas, pois sabe os malefícios que elas causam. O Sol foi lançado em setembro deste ano, já com aproximadamente 30 pessoas, em sua maioria professores, capacitados para nele atuarem. Em 2010, foi feito um projeto piloto em duas escolas.

Na aplicação do programa, é utilizada uma cartilha escrita pela promotora Luciara, que contém oito lições: Aprendendo a ser cidadão; Aprendendo sobre drogas; O poder das influências; O valor da autoestima; Lidando com as emoções; Violência - um ato destrutivo; Conhecendo o poder da mídia e Fazendo escolhas acertadas. E ainda um livro que conta a história de duas crianças criadas em um mesmo ambiente e oportunidades iguais, que fazem escolhas distintas - uma envolve-se com drogas e a outra segue um caminho mais promissor. A cartilha foi feita a partir do livro. 

Fonte: Carmem Ziebell – Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA