sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

EAS entregou o maior casco de plataforma FPU (P55) construído no país

Vamos ver o que nos espera pra este 2012, com certeza teremos muito trabalho rsrsrs...


O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) entregou nesta quinta-feira (22) à Petrobras, o maior casco de plataforma semissubmersível (FPU) já construído no Brasil e com total garantia de qualidade. O chamado lower hull da P-55, com 25 mil toneladas totais. A embarcação tem 44 metros de altura e uma base de 94 por 94 metros. Esse contrato marcou a estréia do EAS na indústria offshore e a entrega consolida em definitivo a presença da empresa no setor. 
Todas as etapas da construção do casco, incluindo os procedimentos de soldagem, foram executadas e aprovadas no EAS, atendendo às rígidas normas e especificações da indústria offshore e da sociedade classificadora internacional responsável pela certificação do projeto, a Bureau Veritas, entidade sediada na Bélgica e com 200 anos de credibilidade. 
Além das dimensões, o projeto do casco envolve um desafio logístico proporcional ao seu tamanho. Do EAS, o casco será rebocado por duas mil milhas até o Estaleiro Rio Grande (RS), onde será integrado à estrutura superior da unidade (deck box), construída no estaleiro gaúcho. A previsão é que o transporte do casco, que será realizado por dois rebocadores oceânicos, seja concluído em duas semanas. Dessa forma, tanto a construção do lower hull quanto o traslado estarão de acordo com o cronograma de integração da plataforma. 
Outro diferencial é que a integração do casco e do deck box, operação chamada de mating no jargão técnico, será realizada num dique seco. É a primeira vez que esse processo é realizado dessa forma no Brasil. 
No estaleiro, a construção do casco da P-55 gerou, em momentos de pico, milhares de empregos. Uma grande parte desse contingente foi capacitada em Pernambuco, para atuar na parte operacional do empreendimento, como soldagem, montagem e pintura. "Sem dúvida, a produção desse casco agregou valor à região. Criamos uma nova fronteira para a indústria offshore do País. É uma grande oportunidade para a economia local e que terá impacto no círculo virtuoso de desenvolvimento industrial pelo qual Pernambuco vem passando", disse o presidente do EAS, Agostinho Serafim Júnior. 
Ele também ressalta que "a maior dificuldade encontrada na construção do casco da P-55 foi o fato de as instalações do EAS não estarem inteiramente prontas, além da escassez de mão de obra no Brasil. A obra teve de avançar à medida em que a mão de obra era treinada ou selecionada". 
"Isso impactou no cronograma inicial. Porém, a obra ganhou velocidade e evoluiu dentro do previsto após a conclusão do Estaleiro, em meados de 2010. A partir daí, pudemos contar com toda a nossa capacidade produtiva". 

Testes - Antes de ser entregue, o casco da P-55 foi submetido a uma série de testes no EAS, para avaliação da operação do sistema de lastro, responsável por fazer a plataforma submergir e emergir. Também foram realizados os testes estrutural dos tanques e hidrostático das tubulações. Os resultados mostraram que todos os sistema estão operando perfeitamente e que o lower hull atende às exigências de qualidade da indústria de petróleo e gás. No Estaleiro Rio Grande, o casco ainda passará  pelos testes de inclinação, que serão supervisionados por  técnicos do EAS.
A P-55 é uma plataforma projetada para operar em águas profundas. Terá capacidade de produção de 180 mil barris diários e produzirá óleo leve. Ela será instalada no Campo de Roncador - Bacia de Campos (RJ) - a uma distância de 130 quilômetros da costa e sobre uma lâmina d"água de 1.795 metros. 

Fonte: Monitor Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA