sábado, 28 de agosto de 2010

Expointer e a Expoargs

A 27ª Exposição de Artesanato (Expoargs) tem início neste sábado, 28, e prossegue até 5 de setembro. A maior feira de artesanato é realizada anualmente junto à Expointer. O evento é o mais aguardado pelos artesãos certificados profissionalmente pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). A Expointer e a Expoargs ocorrem, das 9h às 20h, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. 

A feira e o Programa são desenvolvidos pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), encarregada de executar a política de atendimento e promoção do produtor artesanal que encontra nesta atividade um caminho de geração de trabalho, renda e inclusão social.

Em 2010, um total de 177 artesãos estarão expondo e comercializando seus produtos em 118 espaços distribuídos num grande pavilhão de 1,35 mil metros quadrados. Conforme a presidente da FGTAS, Erli Terezinha dos Santos, o evento é uma grande vitrine para os artesãos que buscaram a legalização profissional junto ao Programa Gaúcho do Artesanato.

“Eles representam 44 municípios gaúchos e como são vinculados ao PGA podem expedir nota fiscal, integrar o mercado formal de trabalho, contribuir para a previdência social, conseguir isenção de ICMS e participar de exposições em todo o território nacional”, informa Erli.

A maioria dos produtores vai comercializar o artesanato típico regional como ponchos, cuias em porongo, artigos em couro como arreios, laço, rédea, buçal, aparos, mateiras, bombas de chimarrão de prata, artigos em vime e pelegos. “Estes artigos foram os mais procurados durante a feira de 2009, que comercializou R$ 858 mil”, diz a coordenadora da Casa do Artesão de Porto Alegre, Vera Cioccari, local onde está centralizado o PGA.

O Programa é desenvolvido através das 21 Casas do Artesão existentes no Estado e ainda através das 146 agências FGTAS/Sine. Segundo Erli dos Santos, outras tantas Casas serão inauguradas até o final do ano como forma de ampliar o atendimento ao artesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA