terça-feira, 17 de agosto de 2010

Praias pretas

Greenpeace realiza ação em praias para chamar a atenção sobre a exploração de petróleo

Ativistas com os corpos pintados por uma pasta negra passeando pelas mais famosas praias do Brasil. Esse foi o jeito encontrado pelo Greenpeace para chamar a atenção dos brasileiros para o risco da exploração de petróleo em águas profundas (leia-se no pré-sal), em praias do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. A ação foi ontem em Copacabana, Porto da Barra e Boa Viagem, respectivamente.
 
O protesto serviu ainda para lembrar o vazamento ocorrido em um poço da empresa BP, no Golfo do México (EUA), que em abril deflagrou o maior desastre ambiental da história daquele país. Foram liberados o equivalente a cinco milhões de barris de petróleo no mar, paralisando a pesca e o turismo no litoral de quatro Estados americanos. Nem precisar dizer o estrago feito na fauna local.
 
No Brasil, ao contrário do que alega a Petrobras, diz o Greenpeace, faltam condições de segurança e operacionais para exploração em alto-mar. Tanto que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) interditou as operações da plataforma P33, no Campo de Marlim, Bacia de Campos (RJ). Desde março, segundo a organização não governamental, funcionários denunciam as más condições da plataforma, que sofreu uma explosão, sem feridos, no dia 14 de julho.
 
Por essas e outras razões, o Greenpeace vê como retrocesso o investimento feito pelo governo brasileiro no pré-sal. "Há desafios técnicos de extrema complexidade que dificultam a segurança da exploração do pré-sal, como a grande distância da costa e a profundidade de mais de 5 mil metros. Além do mais, se forem totalmente exploradas, as reservas podem emitir até 56 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera, consolidando a presença do País entre os maiores responsáveis pelo aquecimento global”, afirma Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de Energia da entidade.

“A melhor maneira de evitar os riscos é pensar desde já na transição da matriz energética, de uma fonte de energia cada vez mais arriscada, finita e suja, para as renováveis como solar e eólica e biomassa, amplamente disponíveis na natureza e que não dependem de extração”, complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA