sábado, 28 de agosto de 2010

Cabos subaquáticos estão prestes a serem lançados (Rio Grande - RS)

Fábio Dutra/JA
Bobinas de cabos subaquáticos, vindas de Santo André (SP), chegaram a São José do Norte na útima semana
Bobinas de cabos subaquáticos, vindas de Santo André (SP), chegaram a São José do Norte na útima semana

Está previsto para este domingo, 29, ou segunda-feira, 30, o início do lançamento no canal do porto rio-grandino dos cabos subaquáticos que levarão energia elétrica do Rio Grande para São José do Norte. As quatro bobinas, com um total de 7.200 metros de cabos subaquáticos, chegaram a São José do Norte no último sábado, 21, e já estão posicionadas em terra, a aproximadamente 150 metros da margem, para o início do lançamento, que só depende do término dos preparativos e das condições climáticas para ocorrer neste domingo. Cada bobina pesa 35 toneladas.

O lançamento de cada cabo, que tem 80 milímetros de diâmetro, ocorrerá em duas etapas, iniciando em um dia e terminando no outro, sempre partindo de São José do Norte. No primeiro dia, o cabo será tracionado até a torre existente dentro d'água. No segundo, será tracionado até próximo ao canal e, a partir das 11h, quando o canal será interditado, será complementado o lançamento até a margem do lado do Rio Grande. Para a realização desta parte do serviço, o canal ficará interditado até às 17h. Durante o tracionamento sobre a água, a ser feito com a utilização de embarcações, o cabo receberá flutuadores (bombonas).

Na chegada à margem do lado do Rio Grande, será feito o posicionamento do cabo e retirados os flutuadores, o que o fará afundar com o próprio peso (17 quilos por metro). A distância entre uma margem e a outra é de aproximadamente 1.500 metros. À medida em que é concluído o lançamento, começa o trabalho de interligação do cabo com as áreas de transição, das quais receberão energia da rede convencional da CEEE. O processo de lançamento de todos os cabos deverá se estender por oito dias e vai envolver mergulhadores para inspecioná-los no fundo do canal.

O consórcio formado pelas empresas Prysmian Energia, Cabos e Sistemas do Brasil S/A e Lig Global Service Ltda, responsável pela obra, já construiu, do lado do Rio Grande, na lateral do Tecon, uma área de transição na qual foram instalados cabos subterrâneos até a margem, nos quais serão conectados os subaquáticos. E está construindo outra, do lado de São José do Norte, à qual será ligada a parte dos subaquáticos que ficar em terra, após ser preparada e enterrada.

A previsão do consórcio é concluir o lançamento dos cabos e ter a energização da linha subaquática pronta até o final de outubro. No entanto, o desenvolvimento do trabalho depende das condições meteorológicas. Os cabos subaquáticos irão substituir a atual linha aérea de transmissão de energia elétrica para São José do Norte, que atravessa o canal de acesso ao porto rio-grandino. A linha aérea, existente há mais de 15 anos, é composta de três cabos e está instalada a 72 metros do nível da água. Além de ser empecilho para a passagem de embarcações com altura superior, a aérea também sofre interferência da ação dos ventos fortes, o que, muitas vezes, deixa São José do Norte sem energia.

Sistema com maior confiabilidade

Assim que for feita a energização dos cabos subaquáticos, serão realizados testes e, estando o funcionamento satisfatório, será removida a linha aérea, assim como suas torres. E o município nortense passará a receber energia elétrica pela linha de transmissão subaquática. Posteriormente, numa segunda fase, começará o enterramento definitivo dos cabos subaquáticos. Esta segunda fase deverá se estender por oito meses. Trata-se de um processo mais demorado. Os cabos subaquáticos serão enterrados a uma profundidade de dois metros, no trecho do canal, e de um metro fora deste trecho.

O investimento total será de aproximadamente R$ 20 milhões, custeados pela CEEE. Conforme a Companhia, trata-se de um sistema que trará maior confiabilidade para o abastecimento do município nortense. Os engenheiros Carlos Granata e Luiz Marcolin, do consórcio responsável pela obra, destacam que, com esta tecnologia, também não haverá mais poluição visual naquela área e nem problemas com as aves (ocasionados pelas linhas aéreas). Conforme eles, a interdição do canal para o lançamento dos cabos subaquáticos já está acertada com a Superintendência do Porto do Rio Grande, Capitania dos Portos, Praticagem da Barra, Marinha e o Sindicato das Agências de Navegação Marítima de Rio Grande (Sindanave).

Comunicação

Na linha subaquática, serão utilizados quatro cabos de potência e dois de telecomunicações (de fibra ótica). Os de fibra ótica serão instalados em conjunto com os de energia (no primeiro e no último lançamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA