quarta-feira, 19 de junho de 2013

Plataforma P-63 da Petrobras vai para Macaé antes de entrar em operação

A plataforma P-63 da Petrobras, que será instalada no campo de Papa-Terra, na bacia de Campos, deixou no dia 18 (Terça-feira) o estaleiro em Rio Grande (RS) em direção à Ilha de Santana, em Macaé, onde ainda passará por ajustes.

Segundo a companhia, o Ibama fez exigências ambientais que passam "pela alteração do layout submarino dos poços", mas não deu detalhes.

A empresa argumenta que o adiamento não terá impacto relevante na curva de produção, já que o pico da unidade não era previsto para 2013.

Parte das sete plataformas que entram em operação este ano para ajudar a Petrobras a melhorar sua produção, a P-63 deveria ser instalada em julho, mas teve sua operação adiada para setembro por conta dos ajustes solicitados pelo Ibama.

A meta da Petrobras é chegar em 2017 produzindo 2,75 milhões de barris de petróleo, contra os cerca de 2 milhões atuais.

A companhia tem enfrentado problemas para elevar a produção, como demora para obter licenças ambientais, atraso em prazos de construção de plataformas e devido a um número maior de paradas programadas.

A P-63 vai produzir no seu auge 140 mil barris por dia de petróleo e 1 milhão de metros cúbicos por dia de gás em Papa-Terra, junto com a plataforma P-61.

Toda a produção da P-61 será transferida para a P-63, que será responsável pelo processamento, armazenamento e transferência do óleo extraído.

Operado pela Petrobras, com 62,5% de participação, Papa-Terra tem como sócio a Chevron (37,5%).

A P-63 foi convertida em um FPSO (plataforma que processa e armazena petróleo) a partir do navio-tanque BW Nisa, no Estaleiro Cosco, na China.

A unidade chegou ao Brasil em janeiro deste ano para passar pelas últimas etapas de construção. Ao todo foram instalados e interligados 23 módulos da planta de processo.

Os serviços executados pelo consórcio formado pela Quip (Queiroz Galvão, UTC, Iesa e Camargo Correa) e a BWOffshore empregaram, no pico das obras, cerca de 1.500 trabalhadores.

O campo de Papa-Terra terá ao todo 30 poços interligados às plataformas.

 

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA