quinta-feira, 13 de junho de 2013

Manifestantes bloqueiam acesso ao polo naval de Rio Grande

Pescadores e armadores interromperam tráfego na BR 392, no Sul do Estado


Desde as 5h desta quinta-feira, centenas de pescadores e armadores impedem o acesso ao polo naval de Rio Grande, no Sul do Estado, em protesto contra a restrição na pesca de anchova. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes bloquearam a BR 392, entre o Km 2,4 e o Km 8,9, em ambos os sentidos da rodovia. 

Duas barricadas foram montadas com pneus, redes e sacos – em cima da ponte dos Franceses e no trevo de acesso aos moles da barra. Os manifestantes carregam faixas com os dizeres: "Anchova já" e  “Ditadura do Ibama e da polícia ambiental". Em razão do protesto, filas de veículos se formaram ao longo da rodovia. Alguns trabalhadores decidiram ir a pé até o polo naval devido ao congestionamento.

Os pescadores e armadores protestam contra a decisão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) que impede a pesca de mais de 5% de anchovas junto com outros peixes por meio das redes e contra as multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). 

Os manifestantes alegam que a anchova não está em período reprodutivo e, além disso, eles dizem que é um peixe bastante rentável. Segundo o armador Antônio Lourenço, em três meses de pesca com anchova, um pescador consegue faturar cerca de R$ 3 mil. Sem a espécie, o rendimento cai para R$ 700 por mês. Os pescadores reivindicam que a anchova seja considerada espécie alvo para poder ser pescada com malhe de fundo. 

A anchova é uma espécie em extinção, segundo instrução normativa de 21 de maio de 2004, expedida pelo Ministério do Meio Ambiente. A restrição da pesca foi instituída por normativa conjunta dos ministérios da Pesca e Meio Ambiente em 27 de novembro de 2009. Representantes do Ibama afirmaram que o órgão é responsável apenas pela fiscalização.

A safra de anchova vai de junho a agosto. O peixe deixa as águas frias da Argentina e do Chile, em grandes cardumes, em direção ao Rio Grande do Sul. 


Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA