terça-feira, 11 de março de 2014

Keppel Singmarine vai ampliar estaleiro em SC

A multinacional Keppel Singmarine investirá US$ 80 milhões na expansão do seu estaleiro em Navegantes (SC). O anuncio foi feito pela companhia ao governo do Estado catarinense durante missão oficial em Cingapura. A empresa dependia da emissão de licenças, concedidas no fim de 2013, para fechar o aporte. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, o montante mais que duplicará a capacidade de produção do estaleiro - dedicado a embarcações de apoio a plataformas petrolíferas. Hoje o estaleiro pode fabricar oito embarcações por ano.

O investimento prevê a construção de uma nova doca seca e a ampliação de 100 metros para 300 metros do píer, entre outros. A estimativa é que a expansão seja concluída em até 24 meses. A obra elevará o número de funcionários de atuais 700 para quase 1,1 mil pessoas.

Além do aporte em Navegantes, o governo está em Cingapura costurando possíveis investimentos de empresas nos onze parques tecnológicos que estão sendo licitados no Estado. O objetivo é buscar parcerias para fazer o desenvolvimento dos projetos e do modelo dos centros de inovação. "São locais que terão muitas empresas startup e estamos procurando um modelo de ancoragem que permita fazer de cada centro um cluster específico", disse Bornhausen.

Todos já têm projetos executivos e verbas, sendo a maior parte financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), num total de R$ 100 milhões. A previsão é que os onze parques estejam operando em até 24 meses.

O secretário se reuniu com o principal executivo da Keppel, Loh Chin Hua, e convidou a empresa a somar-se ao Centro de Inovação de Itajaí. Segundo Bornhausen, o executivo se mostrou entusiasmado com a ideia.

Outra empresa com quem o secretário manteve contato para desenvolver o projeto e o modelo do Centro de Inovação de Itajaí foi a Jurong International, consultoria de Cingapura para criação de polos de inovação e crescimento econômico. "Eles demonstraram muito interesse em ser nossos parceiros no planejamento e execução do centro de inovação", disse Bornhausen.

O governo do Estado já tem parceria com a Catalunha, na Espanha, para os projetos dos centros de inovação, e entende que a aproximação com Cingapura, com vasta experiência nesse negócio, pode garantir a excelência desse projeto em Santa Catarina.

Na terça-feira da próxima semana, todas as iniciativas recentes envolvendo inovação do governo catarinense se unirão sob o Programa Catarinense de Inovação, que tem três eixos fundamentais: gestão da inovação, capacitação de pessoas e uma agência criada para promoção das empresas do Estado e atração de investimento.

 

Fonte: Portos & Navios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA