segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Produção de módulos para plataformas passará a ser em série no Brasil

Produção de módulos para plataformas passará a ser em série no Brasil

 

 

A produção de módulos para plataformas de petróleo e gás está mudando de patamar no Brasil. Um executivo da indústria de engenharia e montagem previu que nos próximos anos pode haver demanda para cerca de 300 módulos de plataformas, incluindo nessa conta a perspectiva de construção de 28 sondas de perfuração no país. Os módulos são plantas que processam petróleo, gás e geram energia, entre outras funções.

Executivos do setor dizem que as encomendas da Petrobras nesse setor estão alterando a maneira de produzir módulos de plataformas no Brasil. Antes, afirmam, as encomendas eram pontuais, para uma ou duas plataformas. Mas a partir da construção de oito unidades gêmeas, chamadas pela estatal de plataformas “replicantes” e que serão usadas no pré-sal da Bacia de Santos, abriu-se a perspectiva de os módulos passarem a ser produzidos em série.

Os módulos podem pesar de 500 a 1,5 mil toneladas e, depois de prontos, são integrados nos cascos das plataformas como se fossem o brinquedo lego. O custo dos módulos também varia. No momento há uma grande licitação da Petrobras em curso para contratar a construção e montagem de 80 módulos para as oito plataformas replicantes em construção em Rio Grande (RS).

Uma fonte da área empresarial disse que se uma empresa ganhar, por exemplo, o direito de fornecer à Petrobras 24 módulos, vai precisar ter área industrial suficiente para produzir 12 módulos de forma simultânea. Mas não é só o espaço físico que conta. “É uma unidade industrial que precisa de equipamentos, de gente treinada e qualificada”, afirmou. Outra fonte disse que os primeiros módulos das plataformas replicantes devem começar a ser entregues em 2013.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA