sábado, 1 de outubro de 2011

Petrobras testa tecnologia inédita para aumentar produção de petróleo



Levando o problema para o fundo
A Petrobras vai começar a testar um sistema inédito para manter ativos poços de petróleo que estão se aproximando da exaustão.
O sistema foi batizado de SSAO - Separador Submarino de Água-Óleo.
Trata-se de um sistema que leva para o fundo do mar o que hoje é feito na plataforma.
Com isto, a separação do petróleo e da água passará a ser feita no leito submarino, sendo necessário trazer à superfície apenas o petróleo e o gás.
"A vantagem é que o poço perde energia, pois está a 2 mil metros de terra. Imagina vencer essa distância com a água, que é muito mais pesada que o óleo. Se tirar a água já no fundo do mar, a recuperação é muito maior, vai aumentar a produção do poço," explicou Guilherme Estrella, diretor de exploração e produção da Petrobras.
Exploração submarina
O projeto é considerado uma das grandes inovações na área de exploração submarina de petróleo nas últimas décadas, o que tem atraído muita atenção para ele em nível internacional.
Se o SSAO tiver sucesso, além dos ganhos de produtividade, ele permitirá que as plataformas petrolíferas sejam menores e mais leves, já que não terão que suportar o peso do equipamento de separação, que será levado para o fundo do mar.
O primeiro protótipo do SSAO está sendo instalado no Campo de Marlim, na Bacia de Campos.
A maioria dos poços da Bacia de Campos já está atingindo a maturidade, quando há um declínio em sua produção.
Se o SSAO for bem-sucedido, a empresa espera aumentar a vida útil desses poços graças ao aumento na eficiência da exploração.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA