quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ABENDI News 212

 

Edição nº212 - Ano 10 - 1ª quinzena de Janeiro de 2011

Profissional: Eleja seus representantes do Conselho de Certificação

 

Dando continuidade ao processo de eleição, a Abendi convoca os interessados em participar da escolha dos representantes dos profissionais qualificados no Conselho de Certificação, que será realizada no dia 26 de janeiro, das 9h às 17h, na sede da entidade.

Veja os candidatos que estão com as suas qualificações em vigência:

Confira as regras do processo:

1.      O voto poderá ser feito pessoalmente e serão aceitas procurações de outros profissionais para o votante que deverá preencher no ato uma cédula a ser fornecida pela ABENDI.

2.      O voto poderá ser feito também através de carta.
Neste caso a data de postagem não poderá ultrapassar a data da eleição, ou seja, 26/01/2011.

3.      Será ainda admitido o voto via correio eletrônico.
Neste caso a data de encaminhamento do correio deve ser até o dia 26/01/2011. O profissional deverá encaminhar no ato a folha de votação devidamente preenchida.

4.      Devem ser escolhidos, no máximo, 2 candidatos da relação acima.

5.      Serão eleitos os dois profissionais com maior número de votos, sendo um o Titular e o outro (2º colocado) o Suplente.

Clique aqui e acesse a cédula de votação.

A Abendi pretende disponibilizar um espaço em seu site para o contato entre os profissionais certificados e os candidatos à representação.

 

Abendi tem novo Sócio Patrocinador

 

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), criado em novembro de 2005, acaba de se tornar Sócio Patrocinador da Associação. Produtora de navios cargueiros de até 500 mil toneladas de porte bruto (TPB) e de plataformas offshore, o Estaleiro tem como sócias os grupos Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, a sul-coreana Samsung Heavy Industries (SHI) e PJMR.
Seu objetivo primordial é ser a maior e mais moderna empresa do setor de construção naval e offshore do hemisfério sul, com valores baseados nas Pessoas, Excelência, Inovação, Ética, e Responsabilidade socioambiental.
Em 2011 serão entregues os dois primeiros navios do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro – Promef (João Cândido, já lançado ao mar e o Zumbi dos Palmares), e do casco da P55 para a Petrobras. “São embarcações das quais muito nos orgulhamos, pois vão contribuir para a nova era que começa para a indústria do petróleo e gás do Brasil”, afirma Angelo Alberto Bellelis, presidente do EAS.

 


foto:site EAS

 

Gabrielli é homenageado com o Prêmio Abendi

 

Prestigiado por seu trabalho e dedicação ao desenvolvimento da indústria nacional, e consequentemente, pelo incentivo às novas tecnologias e Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, o Presidente da Petrobras, Dr. José Sérgio Gabrielli de Azevedo, foi homenageado com o Prêmio Abendi 2010, recebido por seu assessor e representante, Dr. Sydney Granja.
O Prêmio Abendi foi instituído em 1999 com a finalidade de reconhecer profissionais que atuam constantemente com a entidade, e principalmente, com o aprimoramento e disseminação dos Ensaios Não Destrutivos e Inspeção em âmbito nacional e internacional.

 

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo é prestigiada

 

A entidade comemora, durante Solenidade Anual de Confraternização realizada em dezembro de 2010, os 10 anos de aplicação dos exames de qualificação de pessoas para o setor de Saneamento Básico, convênio entre a Associação e o CEQ Sabesp. O então presidente da entidade, Sr. Carlos Madureira, entregou uma placa em homenagem a Companhia representada pelo Sr. Paulo Massato, Diretor Metropolitano.

 

Radiografia Industrial é tema de evento em Recife

 

A Abendi, juntamente com a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) e a Sociedade Portuguesa de Proteção Contra as Radiações (SPPCR), entidades afiliadas a International Radiation Protection Association (IRPA), promovem o II Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica, II Congresso de Proteção contra Radiações dos Países de Língua Portuguesa e o V Congresso Internacional de Radioproteção Industrial – Radio 2011, a ser realizado entre os dias 17 e 20 de maio de 2011, no Mar Hotel, em Recife/PE.
O
encontro tem como objetivo reunir profissionais ligados à Proteção Radiológica através de palestras, debates e também promover a troca de experiências relacionados a aplicação das radiações ionizantes na indústria, na medicina e na pesquisa.

Informações através do site www.sbpr.org.br ou e-mail sbpr.congresso2011@gmail.com.

 

Abendi promove reuniões do Comitê Mercosul no Brasil e Argentina

 

 

O Comitê Mercosul de Normalização em END será realizado durante a 11ª COTEQ e CORENDE 2011. A primeira reunião ocorrerá em Porto de Falinhas/ PE, nos dias 09 e 10 de maio, e a segunda, em Campana/ Argentina, nos dias 09 e 10 de agosto.
A Associação, que abriga o Organismo de Normalização Setorial – ONS 58, foi indicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para representar o Brasil no Comitê Mercosul de Normalização em Ensaios Não Destrutivos. A primeira reunião do grupo ocorreu em 2004 durante o 1º Encontro Mercosul de END, realizado em Porto Alegre.

Para mais Informações entre em contato através do telefone (011) 5586-3145 ou e-mail normalizacao@abendi.org.br

 

Dicas de Normalização: Conheça a diferença entre norma e regulamento técnico

 

Norma: Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.
Regulamento Técnico: Documento que estabelece requisitos técnicos de caráter obrigatório, seja diretamente, seja pela referência ou incorporação do conteúdo de uma norma, de uma especificação técnica ou de um código de prática.

 

ABNT aprova criação de comissão para inspeção eletromagnética

 

Com a finalidade de desenvolver normas técnicas nacionais para inspeção eletromagnética, a ABNT aprovou, no final de 2010, a criação de uma comissão de estudo na área.
A inspeção eletromagnética é adequada para cabos de aço e, atualmente, tem grande importância em função da evolução da construção civil e de outros setores Este ensaio é aplicado em diversas situações, como por exemplo, nos bondes do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro; teleféricos industriais, siderúrgicos e de mineradoras de todo país; em áreas de petróleo e gás; além das atividades de

empresas que lidam com movimentação de cargas onshore e offshore.
A Abendi conta com a colaboração de empresas que tenham interesse em participar. 
Para solicitar o ingresso na Comissão ou receber mais informações entre em contato através do e-mail normalizacao@abendi.org.br e telefone (011) 5586-3195.

 

Profissional pode ter sua certificação suspensa

 

O profissional certificado nas técnicas do SNQC deve ficar atento ao prazo de vencimento de seu registro, válido pelo período de cinco anos. A Abendi notifica os profissionais cerca de seis meses antes de expirar as certificações, por isso, é fundamental manter os dados cadastrais atualizados.
Confira as instruções para solicitar sua recertificação/ renovação no site da Abendi (www.abendi.org.br), em certificação de pessoas.

Mais informações através do telefone (11) 5586-3181 ou e-mail snqc@abendi.org.br

 

Inscreva-se no curso de Formação de Inspetores de Equipamentos – Turma 2011

 

A Abendi, em parceria com a Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FBTS), abre inscrições para a 9ª turma do curso “Formação de Inspetores de Equipamentos”, a ser realizado de março a dezembro 2011.
O profissional será capaz de realizar e fiscalizar inspeções, aplicação de ensaios, testes, exames, medições e análises necessárias para avaliação da condição física dos equipamentos; além de redigir relatórios e recomendações técnicas.

Não perca esta oportunidade, as vagas são limitadas.
Mais informações clique aqui ou telefone (011) 5586-3141/ 3175.

 

Thório é o mais novo OTR da Abendi

 

 

A Associação acaba de reconhecer a empresa Thório Consultoria e Treinamento como seu mais novo Organismo de Treinamento Reconhecido (OTR). Subsidiária do Grupo Thório, a consultora tem o objetivo de formar inspetor, fornecendo conhecimento teórico e prático para diversas aplicações de ensaios, e preparar os alunos para realizarem provas de qualificação, simulando exames reais, fornecendo material didático, equipamentos modernos, instalações novas e visitas técnicas.

 

Fraend tem novas instalações

 

 

A FRAEND - Consultoria, Inspeção e Treinamento - se expande cada vez mais, agora com novas instalações na cidade Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco, próximo ao complexo SUAPE.
A nova unidade conta com diversas salas de aulas confortáveis e climatizadas, laboratórios modernos, compostos de corpos de provas gabaritados e instrumentos calibrados, que atendem integramente ao sistema OTR (Organismo de Treinamento Reconhecido) da Abendi.
Reconhecida nas técnicas de Ensaio Visual de Solda, Líquidos Penetrantes, Partículas Magnéticas, Medição de Espessuras, Ultrassom, Estanqueidade e Controle Dimensional de Caldeiraria de Tubulação, a Fraend está sempre em busca de aprimoramento de seus serviços.

 

COTEQ 2011 conta com o apoio de entidades do setor industrial

 

 

A 11ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (COTEQ) recebeu durante solenidade, em novembro de 2010, o apoio das entidades ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e ABEMI (Associação Brasileira de Engenharia Industrial).
A COTEQ 2011 será realizada em Porto de Galinhas/ PE entre os dias 10 e 13 de maio, e são esperados mais de mil participantes.
Confira as informações no site do evento

 

Grandes empresas e profissionais são premiados pela Abendi

 

O Prêmio Jubileu de Sócios 2010 ocorreu durante a Solenidade Anual da Abendi e homenageou os sócios que mantém sua anuidade em dia e sem interrupções. Àqueles que concluem cinco anos de Associação são classificados na categoria Bronze; 10 anos, Cristal; 15 anos, Prata; 20 anos, Ouro; 25 anos, Diamante; e 30 anos, Diamante e uma estrela.
Confira o nome das empresas que foram prestigiadas com placas e troféus: Voith Hydro; CBC Indústrias Pesadas; Deten Química; Lloyd's Register do Brasil; Raimeck Comércio Importação e Exportação; Kroma Produtos

Fotográficos e Representação; Sabesp; Integra; Faig Fundição de Aço Inox; Sagatech Inspeções de Equipamentos; HCG Equipamentos; CONSINSP; Paneng Engenharia e Consultoria; System Asses; SENAI/RJ; Escola de Engª Eletromecânica da Bahia - EEEMBA; Latin Consult Engenharia S/S; Engenorte Engenharia e Inspeção.
Também foram prestigiados com diplomas os profissionais: Milton Mentz; Wilson do Amaral Zaitune; Sérgio Soares Damasceno; Amilton Carvalhal; José do Carmo de Araújo; Carlos Henrique de Moraes; Jorge Augusto Rigas Costa e Samuel de Souza.

 

 

Publicação do Instituto Britânico de END está disponível na biblioteca da Abendi

 

 

O Instituto Britânico de Ensaios Não Destrutivos (The British Institute of Non-Destructive Testing Condition Monitoring Series - BINDT) presenteou a Abendi com a publicação Vibration Monitoring & Analysis Handbook, do autor Simon R. W. Mills.
A obra, disponível para consulta no acervo da entidade, contém diversos itens explicativos, como, gráficos, aplicações, práticas e estudos de caso. Trata-se de um material de referência aos profissionais iniciantes e aos que desejam consultar informações atualizadas, pois fornece base para o treinamento, visando a qualificação e certificação exigida pela ISO 18436.

Informações através do telefone (011) 5586-3196 ou e-mail eliene@abendi.org.br

 

RAC: Normas Abendi de certificação de auditores são revisadas

 

As normas ABENDI NA-011, NA-013 e NA-014 foram revisadas no mês de setembro. A principal modificação destina-se a deixar mais clara a informação dos dados a serem fornecidos pelo candidato quando do encaminhamento do processo de certificação.
O candidato para evidenciar as auditorias realizadas deve encaminhar cópia das folhas de rosto dos relatórios com as seguintes informações: data e a duração da auditoria, a organização auditada, a função do candidato na equipe auditora e o número de membros nesta equipe, a norma de referência usada e o número de registro no RAC, no caso de já ser certificado.
Caso a folha de rosto não contenha todos estes elementos, o candidato deverá encaminhar cópia das outras partes do relatório.

 

Petrobras abre inscrições para processo seletivo

 

As inscrições para o novo processo seletivo da Petrobras foram iniciadas no dia 10, e vão até o dia 27 deste mês. O concurso é destinado ao preenchimento de 838 vagas (220 para cargos de nível superior e 618 para nível médio).
Os candidatos poderão se inscrever no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Para nível médio, a taxa de inscrição é de R$ 30,00 e para nível superior, R$ 45,00.
As provas objetivas ocorrerão no dia 27 de fevereiro. A remuneração mínima inicial varia de R$ 1.801,37 a R$ 6.217,19. Entre os benefícios, a

Petrobras oferece previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.

O edital do concurso está disponível no site www.petrobras.com.br

 

Transpetro abre nova licitação do Promef

 

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, convidou 16 empresas, entre nacionais e internacionais para uma nova licitação destinada à contratação de oito navios de transporte de produtos derivados de petróleo. As propostas deverão ser entregues em dois meses, até o dia 23 de fevereiro e, em seguida, haverá uma análise técnica e comercial para enfim iniciar o processo licitatório, que deverá ser encerrado até o final do primeiro semestre deste ano.
Com o término desta licitação, fica também encerrado o processo de

contratação dos 49 navios das duas primeiras fases do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), que fez renascer a indústria naval brasileira, destacada na edição de agosto da revista Abendi. Um dos navios já contratados pelo Promef, o João Cândido, está sendo construído no Estaleiro Atlântico Sul, novo sócio patrocinador da Associação.
O programa Promef, um dos principais projetos estruturantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), gerou mais de 15 mil empregos, e tem a expectativa de chegar a 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos até a sua conclusão.

 

Análise de Vibrações em Grandes Estruturas de Concreto

 

Foi realizada no Rio de Janeiro, dia 13 de dezembro, pela ABNT uma reunião para analisar os comentários de empresas e profissionais sobre a Norma ABNT NBR 15307.
A norma trata dos procedimentos para realização de provas de carga dinâmicas em grandes estruturas, como por exemplo, barragens, edificações, pontes e viadutos, torres, silos e chaminés. Além disso, ela descreve os objetivos, metodologia e medições de vibrações, processamento das leituras de vibração, classificação dos dados estruturais, modelagem matemática, calibração do modelo e interpretação de resultados.

 

Inauguração do novo Centro de Pesquisas

 

A Petrobras e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) inauguraram no campus de Rio Claro (SP) o edifício do UNESPetro, um Centro de Geociências aplicadas ao Petróleo. A cerimônia contou com a presença do Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e do Gerente Executivo do Cenpes, Carlos Tadeu da Costa Fraga, além de membros da universidade e figuras políticas da cidade.
Com 2.000 m2 de área útil, o novo Centro recebeu investimentos de R$ 10,5 milhões em infraestrutura, que incluem a construção do prédio, a aquisição de modernos equipamentos laboratoriais e mobiliário. Deste montante, cerca de R$ 9 milhões foram investidos pela Petrobras e R$ 1,5 milhões pela UNESP.
O Complexo UNESPetro foi concebido para associar um completo Centro de Pesquisas em Geologia Sedimentar aplicada ao Petróleo a um moderno Centro de Educação e Treinamento, ambos direcionados prioritariamente para a geração de conhecimento e o desenvolvimento de competências em rochas carbonáticas, predominante nos reservatórios de óleo e gás da área do pré-sal.

Fonte: Agência Petrobras de Notícias

 

MBA: Engenharia e Gestão de Manufatura e Manutenção

 

O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (CEPE/USP) promove, com início em 04 de março de 2011, o curso de MBA em Engenharia e Gestão de Manufatura e Manutenção.
O objetivo do programa é formar profissionais com o conhecimento e a vivência das ferramentas técnicas e de gestão mais avançadas utilizadas atualmente, como forma de garantir eficiência dos processos produtivos, baixos custos e maior produtividade.

Inscreva-se. Clique aqui para mais informações.

 

 



















 

 

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA