quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Dicas de Turismo em Betim MG



Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo

O Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo funciona no prédio que foi sede da primeira escola estadual de Betim, a Conselheiro Afonso Pena, construída em 1910, e, posteriormente, do Colégio Comercial Betinense, na década de 1960. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1998 e transformado em museu em 2002, durante o governo de Carlaile Pedrosa.
O local preserva os traços originais, sendo uma referência histórica e cultural da cidade, onde hoje  estão organizados quase três séculos de história. O acervo possui mais de 240 peças, doadas por moradores de Betim. Uma das mais importantes é a cópia da Carta de Sesmaria, concedida a Joseph Rodrigues Betim em 1711, legando a ele o direito de explorar estas terras. Dentre outras peças, também há moedas e jornais antigos, um rico acervo fotográfico e relíquias.
Além de receber visitas de estudantes, o museu serve também como palco para eventos culturais, como lançamentos de livros, exposições de artistas plásticos e apresentações teatrais e musicais.
Endereço: avenida Governador Valadares, 115, Centro
Telefone: 31 3532-9124
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Casa da Cultura Josephina Bento
Construído em 1711, no início do Ciclo do Ouro, o imóvel que hoje abriga a Casa da Cultura Josephina Bento era usado como pousada de tropeiros, bandeirantes e sertanistas. Passados alguns anos, o local passou a servir como bar e até mesmo moradia.
Indícios a apontam como a primeira construção de Betim. Em 1984, a casa foi desapropriada pela prefeitura, e em 1986 iniciou-se o processo de restauro da construção, surgindo o projeto de transformar o lugar em um espaço com fins culturais. Assim, em 29 de maio de 1987 nasceu a Casa da Cultura Josephina Bento, cujo nome homenageia uma das primeiras professoras da cidade.
No ano de 1997, a casa foi tombada como patrimônio histórico-cultural e restaurada em 2004, sendo hoje referência artística no município, por ser usada para apresentações  culturais diversas e reunir um significativo acervo de peças da história do município e do Estado.
Endereço: rua Padre Osório Braga, 18 - Centro
Telefone: 31 3532-2911
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h 

Igreja do Rosário
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga de Betim. Seu processo de construção foi demorado, tendo sido iniciado em 1814 e culminado em 1896. Um século depois, ela foi tombada como patrimônio histórico-cultural do município. Anualmente, entre os meses de agosto e outubro a capela realiza a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. 
Endereço: Praça Nossa Senhora do Rosário, sem número, bairro Angola.

Conjunto arquitetônico da Colônia Santa Izabel
O Conjunto Arquitetônico da Colônia Santa Izabel foi construído no período entre 1922 e 1931, para abrigar e tratar os enfermos de hanseníase.  O patrimônio arquitetônico abriga o Portal, o Cine-teatro Glória, o sistema de alto-falante, as ruínas do antigo pavilhão, o campo de futebol e os clubes Minas e União.
No ano de 2000 a colônia teve seu conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico-cultural. Em 2005 o Cine-teatro Glória, que estava fechado por mais de oito anos, o coreto e o salão de festas foram restaurados e um Centro Popular de Cultura (CPC) e uma biblioteca foram implantados.
A arte, a cultura, a religiosidade, o esporte, o lazer e o futebol estão presentes na vida da Colônia Santa Izabel, destacando-se o Coral Tangarás e o futebol do Minas União Clube.
Localização: bairro Citrolândia

Vale Verde Alambique e Parque Ecológico
O turismo rural é hoje um dos setores que mais crescem em Betim. Um dos destaques é o Vale Verde, que encanta os visitantes com um parque ecológico aberto ao turismo, além do principal produto de exportação do Estado: a cachaça.
Dentre os atrativos do parque estão um orquidário com mais de 30 mil plantas de 150 espécies, muitas delas exóticas e raras. O criatório Vale Verde foi o primeiro a ser autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a comercializar suas aves no Estado de Minas. Outra atração é o Parque de Pesca Vale Verde, com variedade de peixes criados em tanques especiais.
Localização: rodovia MG 050, Km 39, a 8 quilômetros de Betim e a 45 de Belo Horizonte.

Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes
Com sede em Betim, o Circuito Verde-Trilha dos Bandeirantes oferece ao turista a oportunidade de ele refazer a mesma rota dos bandeirantes, visitar construções centenárias deixadas pelos portugueses e viajar por um passado colonial em meio às montanhas.
O circuito oferece monumentos e fatos históricos em 18 municípios das regiões Central e Centro-Oeste, por onde os bandeirantes vindos de São Paulo descobriram riquezas e deixaram suas marcas na cultura, na arquitetura e nos costumes.
Em Betim, vale a pena conferir: Caminho de Santa Quitéria, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja de São Sebastião, Casa da Cultura Josephina Bento, Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, Salão do Encontro, fazendas nas regiões de Vianopólis e Serra Negra, turismo ecológico na região da Várzea das Flores e festas tradicionais, como Reisado (janeiro) e Gongado (agosto).

Estação Ferroviária
Construída em 1910, a Estação Ferroviária Capela Nova faz parte da Estrada de Ferro Oeste de Minas, que liga Belo Horizonte a Divinópolis. Em 1997, ela foi tombada como patrimônio histórico-cultural, sendo hoje considerada atrativo em potencial.
Em uma parceria com governos municipais e a Associação de Trens de Minas (Astrem), a estação terá seus velhos trilhos recuperados, fortalecendo, com isso, a revitalização econômica proporcionada pela ferrovia e o desenvolvimento dos turismo ecológico e cultural.
Endereço: rua Belo Horizonte, sem número.

Capela de São Sebastião
O local que hoje abriga a Capela de São Sebastião era ponto de união dos fiéis e lavradores da Fazenda Imbiruçu. Localizada no bairro Amazonas e edificada na década de 1940, ela é um exemplo raro de capela de fazenda em Betim. Em 1997, foi tombada como patrimônio histórico-cultural. Atualmente, a cada último domingo do mês é realizada uma missa sertaneja.
Endereço: rua Treze de Maio, sem número, bairro Novo Amazonas
Ponto de referência: ao lado esquerdo da barragem Várzea das Flores


Várzea das Flores
Um dos principais cartões postais da cidade, a Várzea das Flores, abastece as cidades de Betim, Contagem e Belo Horizonte. Construída na década de 1960, além de ser um importante reservatório de abastecimento de água, contribui com a sub-bacia do Paraopeba, que pertence à Bacia do Rio São Francisco.
O local representa 4,56% da área total do município, sendo um importante ponto de lazer. Ao redor da lagoa, integram a paisagem o Kartódromo Internacional Toninho da Matta, com capacidade para 40 pilotos por etapa, e condomínios de luxo.


Estas são algumas dicas de turismo que quero indicar aos meus amigos que estão tendo a honra de poder estar trabalhando na cidade onde vivi boa parte de minha infância e que aprendi a gostar. Mesmo quase sempre estando longe mais procuro sempre saber como estão as coisas por aqui, pois aqui esta minha raiz (Minha Família).


Aos meus amigos e visitantes sejam muito bem vindos a Betim - MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA