segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quinhão gaúcho do pré-sal

Todos os oito cascos de Rio Grande equiparão plataformas que terão como destino as megajazidas do pré-sal. E ainda podem representar investimentos adicionais no polo naval.

Às vésperas da definição da disputa, o clima entre as concorrentes mescla entusiasmo e mistério. Executivos de empresas comentam planos, como Antonio Pedro Dias, diretor de desenvolvimento de negócios da Andrade Gutierrez, que mostra conhecer a estrutura existente em Rio Grande:

– Para executar o empreendimento nas condições ideais, a capacidade precisa ser ao menos triplicada. Nosso plano prevê fazer isso dentro da área. É um investimento obrigatório, não um cálculo. Qualquer um que vença a licitação terá de fazer – diz.

Dias também adianta que a empresa firmou compromisso com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado para fazer compras dentro do Estado.

– Como o objeto da licitação jamais foi executado no Brasil, todas as convidadas tiveram de seguir a exigência da Petrobras de trazer um provedor de projeto e um provedor de tecnologia de fabricação. Escolhemos a Hyundai porque preenche os dois papéis. Como é o maior estaleiro do mundo, em qualificação técnica pode haver igual, melhor não.

A necessidade de capacidade adicional apontada por Dias ajuda a compreender também o plano da WTorre de construir mais dois estaleiros em Rio Grande, chamados de ERG2 e ERG3. Como já antecipou a negociação dessas instalações, a empresa pode eventualmente ter vantagens sobre as competidoras.

Mais de um concorrente fala em investimentos adicionais

Gerson de Mello Almada, vice-presidente de indústria e infraestrutura da Engevix, também menciona a intenção de usar “áreas próximas ao dique para aumentar a eficiência de produção e cumprir os prazos estabelecidos no edital”. Ou seja, corrobora a possibilidade de investimentos adicionais. Outros preferem não se expor, como a UTC Engenharia.

– Somos o U da Quip – brinca Máximo Alves, líder executivo de desenvolvimento comercial da UTC, que confirma participação sem detalhar planos para expansão das instalações, por serem estratégicas. Quem prefere nem se manifestar é o Estaleiro Atlântico Sul. Dono do contrato para construção do casco da P-55 em Suape (PE), o Atlântico Sul também tem empresas que conhecem bem Rio Grande por participar do Quip.

Vento em popa


O projeto de longo prazo de construção naval em Rio Grande:


1- Licitação para a contratar projeto, engenharia e construção de oito castos de plataformas. As candidatas são Andrade Gutierrez e a coreana Hyundai, Engevix e a sueca GVA, Estaleiro Atlântico Sul e a norueguesa LMC, UTC Engenharia e a francesa Doris, WTorre e Keppel Fels, de Cingapura.

2- A Petrobras pretende fechar contrato com o vencedor até o final do ano, mas as candidatas estimam que isso possa ocorrer até outubro.


3- Oito cascos de plataformas de petróleo serão construídos no Estaleiro Rio Grande, estrutura que inclui o dique seco. A obra está a cargo da construtora WTorre. As instalações ficam prontas entre o fim deste ano e o início do próximo e serão arrendadas à Petrobras por 10 anos.

4- À medida que os equipamentos entrem em produção, serão feitas licitações para a completar as plataformas, com integração dos módulos. Esses contratos, estimados em cerca de US$ 4,8 bilhões, também poderão ser executados em Rio Grande, usando mais insumos e mão de obras locais.

Contingente atual de 1,5 mil trabalhadores pode ser multiplicado

Por Zero Hora / RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA