domingo, 7 de novembro de 2010

Diretora da Petrobras é cotada para asssumir cargo no governo Dilma

 Início da operação no pré-sal . Graça Foster. Marcelo Carnaval / Agência O Globo


Ela é considerada uma técnica competente, leal aos seus superiores, exigente e às vezes pouco afável nas negociações - o que faz com que muitos a vejam como uma pessoa dura. Essa descrição, que poderia se referir a Dilma Rousseff, é na verdade de Maria das Graças Foster, atual diretora de Gás e Energia da Petrobras. Amiga da presidente eleita, seu nome é dado como certo nas bolsas de apostas políticas em Brasília para um cargo de visibilidade na nova gestão federal. Alguns apostam que ela poderá ser a primeira presidente da Petrobras ou mesmo ocupar a vaga que já foi de Dilma: a Casa Civil.
A história de Graça Foster, como é mais conhecida, reflete diversos pioneirismos. Funcionária de carreira da Petrobras, entrou na estatal como estagiária em 1978 e chegou a ser uma das primeiras mulheres a trabalhar "embarcada", ou seja, nas plataformas de petróleo em alto- mar. Ela ocupou diversos postos de prestígio na companhia e no setor energético. Esteve à frente, por exemplo, da BR Distribuidora e da Petroquisa.
Graça Foster já esteve na administração federal: foi titular da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia quando Dilma era a titular da pasta. Ali, coordenou o Prominp, programa de qualificação da indústria do petróleo, e o programa de biodiesel do governo.
- Ela nunca politizou seu trabalho, não tem o rabo preso com partidos ou grupos políticos. Acredito que é justamente esse perfil de técnica competente que a qualifica para postos mais elevados no futuro governo - afirmou Adriano Pires, especialista no setor e diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), normalmente crítico à gestão petista no setor energético.
Mas foi no retorno à Petrobras - ela voltou à estatal para substituir Ildo Sauer na diretoria de gás, que tinha uma postura combativa contra Dilma - onde se fez mais conhecida e mostrou alguns traços de sua personalidade. Além de estar totalmente envolvida com o desenvolvimento do pré-sal, Graça Foster foi muito combativa na chamada "crise do gás", quando Brasil e Bolívia divergiram sobre a quantidade e o preço de combustível do país andino que viria para o Brasil.
Com isso, a empresa anunciou o corte no fornecimento de gás para algumas distribuidoras, como a CEG e a paulista Comgás. Graça Foster defendeu os interesses de Dilma, que queria garantir o fornecimento de gás às termelétricas, assegurando a geração de energia, em detrimento das distribuidoras. O enfrentamento foi grande, causou processos da CEG contra a estatal, mas a dupla Foster-Dilma ganhou a disputa, que foi amenizada no final: o corte no fornecimento não foi tão drástico quanto o previsto. O episódio serviu para mostrar duas de suas características marcantes: a lealdade a Dilma Rousseff e a dureza com que negociava:
- Ela assusta um pouco nas negociações. Não é do tipo simpática, inclusive com sua equipe. Soube de um empresário estrangeiro que ficou impressionado com o modo com que ela conduziu uma reunião, por sua forma ríspida - disse uma fonte que preferiu não se identificar.
Engenheira química, Graça Foster tem pós-graduação em engenharia nuclear pela UFRJ e conta com o respeito das pessoas com quem trabalhou:
- Ela tem sido uma boa parceira, é uma técnica muito competente e capacitada para desafios - afirmou Nelson Silva, presidente da BG Group Brasil, empresa britânica de gás.
- Conheci Graça Foster quando ela ainda não estava sob os holofotes. Ela é muito determinada e batalhadora, ninguém duvida de sua seriedade e competência - disse Romero de Oliveira, ex-presidente da Abegás, associação de empresas do setor.
Fonte: Henrique Gomes Batista - O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA