domingo, 21 de novembro de 2010

Petrobras voltará a converter navio em plataforma no país depois de 10 anos

O casco de um navio voltará a ser convertido para que possa ser usado como plataforma no país, depois de dez anos sem qualquer obra semelhante.

A Petrobras pretende lançar, no início do ano que vem, a licitação para a construção dos módulos de produção do campo de Siri, na bacia de Campos. A ideia, segundo o gerente executivo de engenharia da estatal, Pedro Barusco, é que a fase inicial da plataforma P-64 seja feita no estaleiro Inhaúma, situado na zona portuário do Rio. O estaleiro, abandonado há anos, será recuperado pela petrolífera.

O executivo explicou que já foi pedida a licença para a operação do estaleiro, e os trâmites burocráticos estão em andamento. No princípio do ano que vem, deverá ser iniciada a reforma do dique do estaleiro, que começará a receber os primeiros materiais para que tenha condições de operar novamente.

A última conversão de um navio para que possa operar também como plataforma de petróleo foi feita há dez anos, na obra da P-48. Desde então, a Petrobras fazia essa adaptação no exterior.

Com isso, o conteúdo nacional (volume de equipamentos e serviços produzidos no Brasil) da P-64 deverá ser ainda maior, chegando perto de 80% do total da plataforma. Atualmente, a exigência mínima é que 65% seja feito no país. Segundo a Petrobras, esse índice vem alcançando 75% em algumas unidades.

"Com o avanço de nossa indústria, fazer uma plataforma no Brasil já custa quase o mesmo do que no exterior. Já estamos alcançando preços semelhantes", afirmou Barusco, ressaltando que os custos caem à medida em que a indústria ganha escala. Ele participa do 7º Encontro Nacional do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo), em Porto Alegre.

Barusco comentou ainda que as propostas para a construção de até 28 sondas de exploração deverão ser abertas nos próximos dias. A encomenda pode chegar a até US$ 28 bilhões, segundo projeções do mercado.



Fonte: Folha Online




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA