sábado, 6 de novembro de 2010

Assistência após a morte (PLANO DE SAÚDE)

ANS obriga planos de saúde a manterem contratos de dependentes que perdem titular

Decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) obriga os planos de saúde a manterem os contratos com segurados, mesmo após a morte do titular. Súmula normativa do órgão estabelece que o termo não se extingue nem após o falecimento nem depois do término do período de remissão. 

Grande parte dos contratos incluem cláusulas, garantindo até a gratuidade após a morte do titular ao cônjuge e aos dependentes. No entanto, normalmente o benefício só dura de três a cinco anos. Após esse período, os segurados eram obrigados a fazer novo contrato, frequentemente com mensalidades muito mais altas e condições piores no plano. 

As cláusulas eram consideradas um atrativo para a assinatura dos contratos e pareciam vantagem. Muitos não atentavam para a falta de definição das condições após o fim da remissão. A situação se verifica tanto em termos assinados antes da regulamentação do setor quanto depois dela.

“O término da remissão não extingue o contrato de plano familiar, sendo assegurado aos dependentes já inscritos o direito à manutenção das mesmas condições contratuais, com a assunção das obrigações decorrentes, para os contratos firmados a qualquer tempo”, diz o texto da súmula da ANS.

Com a instituição da nova norma, os segurados terão que arcar com as mensalidades, mas terão o direito de manter os contratos anteriores. Caso desrespeitem a determinação, os planos estão sujeitos a multa. Por não serem claros, os contratos eram motivo de uma grande quantidade de ações na Justiça.

Em caso de dúvidas ou de reclamação contra os planos, os segurados podem procurar a agência pelo Disque-ANS: 0800 701 9656. Por escrito, o contato é no serviço Fale Conosco por meio do site www.ans.gov.br. Pessoalmente, a ANS atende no Rio na Rua Teixeira de Freitas, 31, no 5º andar, na Lapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA