domingo, 18 de julho de 2010

Ampliação do Aeroporto Salgado Filho no RS.




Foto destaque
  • Obras iniciam em agosto deste ano e serão concluídas em 2013
O Governo do Estado do RS firmará convênio que assegura a ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, nesta segunda-feira (19), às 10h30 no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Por solicitação da governadora Yeda Crusius, o secretário Extraordinário da Copa 2014, Eduardo Antonini, participa da solenidade de assinatura da Medida Provisória e do Termo Aditivo à Matriz de Responsabilidades para a realização da Copa de 2014. A Medida Provisória dispõe sobre as iniciativas destinadas a viabilizar as ações previstas para realização da Copa do Mundo Fifa 2014, dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016.
“O trabalho de ampliação do Aeroporto Salgado Filho vem sendo realizado desde agosto de 2007, quando foi instituido um Grupo de Trabalho que estudou, planejou e está operacionalizando a transferência das famílias do entorno, priorizando condições dignas e seguras para as pessoas que moram irregularmente na beira do leito da pista”, observa o secretário extraordinário da Copa 2014. Eduardo Antonini destaca que “a obra de ampliação e qualificação do Aeroporto é essencial e foi apontada como necessária pelos executivos da FIFA que estiveram na Capital gaúcha”. O secretário lembra, ainda, que a obra fortalece as intenções do RS de trazer o maior número de delegações para o Estado e viabiliza Porto Alegre como uma das quatro sedes para a Copa das Confederações, que será realizada em 2013.
O Termo Aditivo complementará a Matriz de Responsabilidades, assinada pelas cidades-sede em janeiro deste ano, no que diz respeito às intervenções nos aeroportos, infraestrutura e mobilidade urbana. O documento prevê prioridade no licenciamento ambiental e que as obras do entorno do aeroporto serão de responsabilidade dos governos estadual e municipal, exceto os estacionamentos, que terão áreas concedidas às empresas privadas contratadas pela Infraero.
InfraestruturaO convênio a ser firmado pelo Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) viabilizará a ampliação, em 900 metros, da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Para tanto, o Estado irá realizar as ações de desapropriação de famílias que ocupam 150 imóveis na vila Floresta, enquanto a Infraero - empresa pública federal vinculada ao Ministério da Defesa e responsável pela administração do aeroporto -, se compromete a fazer o aporte de R$ 60 milhões necessários para o reassentamento.
Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sehadur), realizará a desapropriação e o reassentamento das famílias residentes nas vilas Dique e Nazaré. A Prefeitura está verificando terrenos junto à Caixa Econômica Federal para recolocar os moradores.
Obras iniciam em agosto de 2010A ampliação do Aeroporto Salgado Filho, obra considerada essencial para a Copa do Mundo 2014, superior a R$ 900 milhões, consiste na extensão da pista, o que possibilitará voos diretos de Porto Alegre para a Europa e Estados Unidos e instalação do ILS 2 - equipamento que permitirá que o aeroporto funcione em dias com muita neblina. Além disso haverá a construção do novo terminal de cargas, ampliação do terminal de passageiros, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, construção de um novo edifício garagem, e outras obras de infraestrutura.
As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho devem iniciar em agosto e serem concluídas em 2013, um ano antes da realização da Copa do Mundo. Atualmente a pista do Aeroporto Salgado Filho possui 2.280 metros. O movimento médio diário do aeroporto de Porto Alegre (chegadas e partidas) é de 174 aeronaves de voos regulares. Com 37,6 mil metros quadrados de área construída e quatro pavimentos, o terminal de passageiros do aeroporto pode receber até 18 aeronaves de grande porte.
Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA