terça-feira, 27 de julho de 2010

Compradores e fornecedores reúnem-se na 3ª Rodada de Negócios

Direcionada para compradores e potenciais fornecedores da cadeia produtiva de petróleo, gás e energia, a 3ª Rodada de Negócios da Região Sul reuniu, durante todo o dia de ontem (26/07), cerca de 250 representantes de Micro, Pequenas e Médias empresas (MPEs) regionais e 18 representantes de grandes empresas compradoras no armazém 3 do Porto VelhoO objetivo do evento foi colocar, mais uma vez, os empresários frente a frente com as oportunidades de negócio. Além de oferecer seu produto às grandes empresas, os empresários locais também puderam trocar informações e propor novos negócios dentro do mercado das MPEs.
O evento é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), da Petrobras, da FIERGS e da REFAP, em parceria com a Superintendência do Porto do Rio Grande, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, o governo do Estado do RS, a Rede Petro, a ONIP, o Prominp e a Azonasul.Conforme a gerente regional do Sebrae, Rosâni Ribeiro, a intenção da rodada, este ano, é superar as estimativas de R$ 2,5 milhões investidos em parcerias firmadas entre as empresas locais e as empresas com grande poder de compra gerado na rodada do ano passado. “Este ano, nós queremos alcançar a meta de R$ 3 milhões em oportunidades de negócio”, revelou a gerente.
O superintendente do Sebrae RS, Marcelo de Carvalho Lopes, relatou que o evento tem o desafio de propor a consolidação da política de mercado naval em Rio Grande e região. Conforme Lopes, o Rio Grande do Sul tem, hoje, uma parcela muito pequena de investimentos nesse mercado. Segundo ele, poucas empresas gaúchas enxergam o petróleo, o mineral e o gás como investimentos importantes. “O RS investe, hoje, apenas 1% no mercado de bens e 0,8% em serviços para a Petrobras”, informou.
Nesse sentido, o Sebrae organiza diversas ações para mobilizar cada vez mais as empresas locais a investir na cadeia produtiva de petróleo, gás e energia. Conforme o superintendente, um navio petrolífero, por exemplo, tem uma intensa demanda de necessidades de bens e serviços, desde móveis, uniformes, toalhas, talheres, tecnologia, entre outros. Por fim, Lopes ressaltou que a 3ª Rodada de Negócios da Região Sul conseguiu um êxito importante ao trazer empresas de fora, como os estaleiros Atlântico Sul e Mauá do Rio de Janeiro, permitindo que as empresas fornecedoras da região apresentem seus serviços e conheçam as possibilidades de negócios. No entanto, o superintendente confessou uma certa frustração pela não-participação de grandes empresas instaladas no mercado local na rodada como a Quip, o Estaleiro Rio Grande, a Refinaria Rio-Grandense e a Engevix.
A administradora da malharia Dominó, Sabrina Silva, estava participando pela primeira vez do evento e mostrou-se satisfeita com as oportunidades, “além das rodadas nas quais pudemos apresentar nosso serviço aos grandes compradores, também achei muito válidas as oportunidades de negociações entre as pequenas empresas. Afinal, quase todos precisam de uniformes”, constatou. Ela também disse que, antes de participar da rodada, participou de um curso de petróleo e gás ministrado pelo Sebrae, que, segundo ela, proporcionou todo o embasamento para a malharia entrar nesse mercado.
Antecedendo a Rodada de Negócios, aconteceu, na noite de quarta-feira, 21, o Seminário Naval e Offshore, promovido pelo Sebrae, com informações referentes a tendência de mercado, oportunidades de negócios e novos investimentos com foco no Polo Naval do Rio Grande. Participaram desse evento como palestrantes o prefeito Fábio Branco; o engenheiro da Engevix, Leonel Franca; o representante do BNDS, Rogerio Boeira; o coordenador do comitê de competitividade da FIERGS, Marcus Coester; e Waldir Raupp e Elvis Mozeleski, do setor de suprimentos da REFAP. 
Cerca de 250 pequenas empresas e 18 grandes empresas compradoras participaram do evento


Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA