terça-feira, 27 de julho de 2010

Rio Grande abre 1.500 vagas pelo Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã

A Prefeitura do Rio Grande realizou, na manhã de ontem, no Centro Municipal Escola Viva, o lançamento oficial do programa "Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã", do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no Município. Por meio deste programa, são oferecidas 1.500 vagas em 10 cursos gratuitos de qualificação profissional, em diferentes áreas, para jovens com idade entre 18 e 29 anos, em situação de desemprego e membros de famílias com renda mensal per capta de até um salário mínimo, que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Fundamental ou Médio e não cursem e nem tenham concluído o Ensino Superior.

Os cursos oferecidos são Metalmecânica, Construção e Reparos I, Madeira e Móveis, Agroextrativista, Turismo e Hospitalidade, Alimentação, Serviços Domiciliares, Serviços Pessoais, Vestuário e Telemática. São cursos de 350 horas/aula, desenvolvidos em um período de seis meses, e gratuitos. A execução está a cargo da Organização Não-Governamental Aldeia, de Canoas, vencedora da licitação feita pela Prefeitura rio-grandina, à qual cabe coordenar, organizar e gerenciar este programa em Rio Grande. Durante o lançamento, o prefeito Fábio Branco assinou o contrato de execução do programa com a Aldeia.

O desenvolvimento do "Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã" em Rio Grande tem investimento de R$ 2,073 milhões do MTE e contrapartida de R$ 380 mil da Prefeitura rio-grandina. As inscrições dos interessados serão realizadas nos dias 3 e 4 de agosto, das 8h30min às 12h, em diferentes bairros da cidade. Informações sobre os locais de inscrição podem ser obtidas pelo e-mail narasuzanaps@gmail.com ou pelos telefones (53) 3233.7293 ou 9147.9434.

Para inscrever-se, o candidato deverá apresentar xerox do CPF, do RG e do comprovante de endereço; Carteira de Trabalho e comprovante de escolaridade atualizado. O atestado de renda familiar será preenchido no ato da inscrição. Todos os xerox devem ser acompanhados dos originais para conferência dos fiscais. As inscrições obedecerão ao número de vagas mais 20% de suplência, segundo a ordem de chegada.
Os participantes receberão kit escolar, material didático, lanche, transporte, camiseta, ajuda de custo mensal de R$ 100 por seis meses, certificado de conclusão e seguro de vida. A aula inaugural está prevista para 17 de agosto deste ano, em locais a serem definidos na próxima semana. Conforme o prefeito Fábio Branco, a intenção é preparar trabalhadores da cidade para que aproveitem as oportunidades de emprego geradas pelo Polo Naval e pelas novas empresas e atividades que estão surgindo no Município.

Branco lembra que Rio Grande está vivendo um momento muito importante, com um novo modelo de desenvolvimento e investimentos de maior duração no Polo Naval. Ele observa que a P-55 está em construção no dique seco e, a partir de janeiro de 2011, começa a construção da P-63 e dos oito cascos de plataformas para o Pré-sal. "Teremos o nosso Polo Naval mais competitivo, atraindo mais empresas sistemistas e especistas. Deverão ser gerados em torno de 15 mil empregos diretos e 35 mil indiretos em determinados períodos. Precisamos fazer com que nossa mão-de-obra esteja preparada para atender a demanda e que as empresas contribuam, contratando os trabalhadores locais", destacou.

De acordo com o prefeito, os cursos do Projovem vão somar-se aos do Planseq e do Prominp na cidade. "Temos que atuar com um mutirão de qualificação profissional, em busca do desenvolvimento local sustentável. Para isso, apostamos nas parcerias, como esta com o Ministério do Trabalho e Emprego", destacou. A técnica responsável pelo programa em Rio Grande, Nara Suzana Pereira da Silva, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, observou que os cursos do Projovem também trabalham a qualificação social dos participantes, tanto que das 350 horas/aula, 100 horas são de qualificação social.


Fonte: Jornal Agora

Um comentário:

  1. Olá Carlinhos! Meu nome é Douglas, Achei seu blogspot Quando procurei por informações do pro jovem, porém estava lendo os requisitos e vi que não conseguirei participar, pois já tenho nível superior, não tenho experiencia na area, mas já conclui o curso de Inspeção de Qualidade (LP_N2_G)Liquidos Penetrantes, contudo preciso de alguma experiência para conseguir minha qualificação. Sendo assim, agradeço desde já se puderes me ajudar de alguma maneira. Meu email é douglas_salcedo@yahoo.com.br, se possivel posso te mandar meu curriculo.
    ABRAÇO E MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA