quinta-feira, 24 de março de 2011

Petrobras terá 6 mil vagas até 2013

A Petrobras vai contratar 6 mil novos funcionários até 2013, mantendo um ritmo de dois concursos por ano. A idéia é que um seja realizado no primeiro semestre e o outro no segundo para “aproveitar as melhores cabeças que saem das escolas do Brasil”, afirma a gerente de Recursos Humanos da estatal, Mariângela Mundim. A política de contratações da Petrobras não passa por exigências de experiência, portanto, quem pretende trabalhar numa das empresas mais desejadas do País deve focar nos estudos e acompanhar os editais já lançados.
Mariângela informa que a estatal petrolífera tem hoje em torno de 58 mil funcionários e a diretoria aprovou um aumento na força de trabalho para 64.605 colaboradores nos próximos dois anos. Empreendimentos como a Refinaria Abreu e Lima e a exploração do Pré-Sal são os propulsores do crescimento da empresa. “Nossa refinaria mais novinha é de 1980. Estamos construindo novas unidades, com a de Pernambuco, e temos o complexo petroquímico do Rio. São novos empreendimentos que exigem admissões”, argumenta.
Ela disse que o processo de contratações já começou faz tempo, inclusive para a Refinaria Abreu e Lima, que já tem pessoal da estatal em operação. Mas uma grande parte já foi aprovada em concursos anteriores e está sendo formada por meio de cursos e operação em outras plantas de refino da empresa. “A gente vem fazendo isso há algum tempo, treinando o profissional para se acostumar com a companhia, entender nossos processos e cultura. Temos de fazer antes de entrar em operação.”
Como novos concursos vão aparecer, é bom saber que nas refinarias o perfil dos trabalhadores é de cargo técnico, numa proporção de 80% de técnicos e 20% de nível superior. São demandados técnicos de operação, manutenção, instrumentista, inspeção de equipamentos, dentro de uma variada gama de processos. Apesar de a expectativa ser a criação de 6 mil empregos em dois anos, o processo de contratação da companhia petrolífera é contínuo. “Nunca podemos deixar de fazer as admissões sistemáticas para não ter apagão de mão de obra daqui a 10 anos. Estamos sempre recompondo o quadro de empregados.”
Nesse sentido a Petrobras se destaca por ser uma das poucas empresas do setor que vem empregando sem exigir experiência. “Preferimos contratar pessoas em início de carreira. É mais produtivo, pois dessa forma é mais fácil de aprender o nosso jeito de trabalhar”, diz Mariângela. “O importante é o jovem ter disposição para o trabalho, ser curioso, criativo e inovador, além, é claro, dos conhecimentos técnicos necessários. E para isso é necessário estudar numa boa escola técnica.”
Depois de entrar na companhia, o céu é o limite para quem se destaca. A Petrobras mantém um processo de análise de desempenho contínuo, na qual a cada ano são definidas metas de produtividade em cada área da empresa. “Com isso a gente tem o acompanhamento do desempenho do empregado e os melhores são promovidos. É um estímulo para o profissional progredir na carreira, por isso ele tem de ter empenho. Nossa meta é que todos os empregados fiquem 35 anos na empresa. Queremos retê-lo.”
Para se ter uma idéia, no último edital lançado para mais de 800 vagas, que está em andamento – as inscrições já estão encerradas – os cargos de nível superior pagam inicialmente até R$ 6.217,19 e os de nível técnico, até R$ 2.615,86. A empresa informa que dentro de seu plano de carreira o profissional começa no nível júnior, depois passa para pleno e depois sênior, sendo que em cada uma dessas etapas há níveis de graduação. A empresa só divulga os salários contidos no edital.
A quantidade de pessoas necessárias para a operação da Refinaria Abreu e Lima, prevista para 2013, não foi divulgada pela empresa. Em outubro do ano passado, o presidente da refinaria, Marcelino Guedes, disse que a empresa iria contratar 400 pessoas para a área administrativa este ano, foram 300 que já passaram em concurso do ano passado.

  
Fonte: portogente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação e volte sempre :-)

De olho nos acontecimentos...

De olho nos acontecimentos...

Galo Até Morrer!!!

Galo Até Morrer!!!
Super Galo

Minha Princesinha

Minha Princesinha

Galerinha do Barulho rsrsrs...

Galerinha do Barulho rsrsrs...
Filhotes, Filhos

Minha vida

Minha vida
Família

EU E MINHA TURMINHA LINDA

EU E MINHA TURMINHA LINDA
FAMÍLIA